Auxiliar dioceses e prelazias que não possuem recursos suficientes para a formação de seminaristas. Este é um dos objetivos do Projeto Comunhão e Partilha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Todas as dioceses do Brasil destinam 1% de sua receita bruta mensal para um fundo administrado pela CNBB, com o objetivo de colaborar com as dioceses que não têm recursos para custear plenamente a formação de seus seminaristas.
Atualmente, de acordo com Dom Alfredo Schaffler, são atendidos pelo projeto 403 seminaristas em formação, sendo ao todo cinquenta dioceses e prelazias ajudadas com os recursos do fundo. “Mãos abertas nunca são mãos vazias”, afirmou.
Além de Dom Alfredo, idealizador do projeto, outros bispos integram a comissão, tendo como presidente o bispo de São José dos Campos (SP), Dom José Valmor Cesar Teixeira.
“Grandes gestos através de pequenas ações. Assim somos capazes de lançar um sinal de esperança”, concluiu o bispo referindo-se ao projeto de solidariedade entre as dioceses.
Texto publicado pelo portal A12 e extraído da seção “Acontece na Igreja” da Revista Ave Maria, na edição de julho de 2017.
Comments0