A partir do mês de junho, o Caminho de Santiago de Compostela passou a ter seu primeiro trecho no continente americano reconhecido pela Catedral de Santiago e oficialmente integrado ao trajeto histórico, o qual será inaugurado em Florianópolis (SC).
O projeto desse caminho brasileiro foi idealizado pelos jornalistas e peregrinos Mariana Mansur e Fábio Tucci Farah. Os peregrinos que o percorrerem sairão da igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, passarão pelas igrejas de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes e chegarão ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, perfazendo 21 quilômetros.
A iniciativa do caminho brasileiro conta com o apoio da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC), da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI) e da Arquidiocese de Florianópolis.
Os peregrinos que percorrerem o caminho deverão portar a tradicional credencial, fornecida por associações como a ACACSC, e carimbá-la nas quatro igrejas catarinenses. O primeiro carimbo, “O Chamado”, ilustra o momento em que Tiago recebe o chamado de Jesus; o segundo, “A Missão”, retrata quando, após a ascensão de Jesus e de Pentecostes, o discípulo segue para evangelizar na Espanha; o terceiro, “O Martírio”, mostra quando Tiago voltou para Jerusalém e foi martirizado, sendo o primeiro apóstolo a sofrer o martírio; e o quarto, “O Caminho”, apresenta o santo novamente na barca, mas desta vez depois que dois discípulos pegaram seus restos mortais em Jerusalém e retornaram para Espanha.
Texto extraído da seção “Acontece na Igreja” da Revista Ave Maria, na edição de agosto de 2017.
Comments0