O Encontro Vocacional para Rapazes, da Província Carmelitana de Santo Elias, na Região São Paulo, foi realizado no último final de semana (dias 16 a 18/03), na Capela Santo Ângelo, em Mogi das Cruzes. Este foi o terceiro encontro vocacional do ano no Brasil. Os outros dois primeiros foram realizados, respectivamente, em Belo Horizonte e Salvador.
Como os anteriores, no encontro da Região São Paulo os jovens interessados em iniciar um caminho vocacional na Ordem do Carmo ouviram sobre o itinerário espiritual do Carmelo: história, Maria e os santos.
Os vocacionados foram recebidos pelos frades na sexta-feira no final da tarde. No sábado pela manhã, tiveram como primeiro compromisso a Santa Missa, presidida pelo Frei Marcelo de Jesus, O.Carm., Mestre de Noviços da Província.
Após a Celebração Eucarística e o café da manhã, os jovens participaram da primeira palestra que teve como tema “Maria: discípula do amor”, proferida por Frei João Paulo Moraes, O.Carm., Promotor Vocacional. A segunda formação do dia foi dada por Frei Bruno. Ele falou aos jovens sobre a “História do Carmelo”.
Na parte da tarde, Frei William Pereira, O.Carm., discorreu sobre os “Santos do Carmelo” e Frei Jefferson falou sobre “Vocação”. No final do dia houve uma atividade comunitária, que consistiu na limpeza e organização dos espaços e da casa comum. À noite foi realizado o Lucenário e a recreação.
No domingo também a primeira atividade do dia foi a Santa Missa, presidida pelo Frei Thiago Borges, O.Carm. Neste dia, após o café, os vocacionados tiveram um momento de deserto durante o qual refletiram com o Evangelho de São Lucas, capítulo 23, versículos de 13 a 35, que traz a passagem dos discípulos de Emaús.
O encontro foi encerrado com o almoço.
Para o jovem Caio, este final de semana foi determinante para o seu discernimento vocacional. “A organização do encontro foi de suma importância, pois contribuiu para nos manter firmes na subida do Monte Carmelo. A clareza e a objetividade nas conferências agregaram para o entendimento sobre a vida do Carmelo, a qual almejamos um dia experimentar”, declarou.
Lucas Moreira, outro participante, complementou:
“O Encontro Vocacional Carmelita deste final de semana foi de grande importância para que eu soubesse de onde partir para discernir a vocação que o Senhor me reservou. A partir deste encontro eu pude entender melhor que ser carmelita é servir a Deus no silêncio interior pelas mãos de Maria Santíssima, e que viver em obséquio de Jesus Cristo é aceitar que tudo tem o seu Tempo. Deus reserva e prepara para a nossa vida o momento propício para cada coisa, o que não teria sido perfeito caso acontecesse no momento em que tivesse sido da nossa vontade. Escalando o Monte Carmelo em mim, buscarei encontrar no silêncio a resposta de Deus para isso, apesar de imaginar que em cada etapa terei uma surpresa diferente.”
Fotos: Provocarmo
Próximo encontro vocacional: Belém (PA)
Comments0