Aconteceu no último final de semana (de 27 a 29 de abril), o segundo encontro vocacional em Belo Horizonte (MG). Os rapazes participantes ouviram palestras com os temas “Regra, ser irmão e fraternidade”, na Casa de Filosofia Juniorato, no Bairro Planalto.
O jovem que se sente atraído pelo Carmelo deve trilhar um caminho de discernimento do seu chamado vocacional e de formação. Antes, entretanto, precisa preencher dois pré-requisitos: ter mais de 17 anos e o Ensino Médio completo.
O primeiro passo para o ingresso na Ordem do Carmo é participar dos encontros vocacionais. Esta etapa geralmente dura um ano, mas cada jovem tem a sua caminhada própria podendo permanecer por mais tempo no grupo vocacional.
Ao final de cada ano há uma avaliação dessa caminhada, podendo ser admitido no postulantado (pré-noviciado) ou continuar o processo, participando por mais um tempo dos encontros vocacionais. O conteúdo do vocacional é progressivo e versa sobre a espiritualidade cristã, o chamado que Deus nos faz, o Carmelo e a vida como religioso carmelita. Busca-se dar ao jovem a oportunidade de fazer um discernimento claro a partir não só daquilo que é exposto teoricamente, mas também daquilo que se vive no Carmelo.
Os interessados em iniciar um caminho de discernimento vocacional na Ordem do Carmo devem preencher a ficha que se encontra no site, ou entrar em contato com o Promotor Vocacional Frei João Paulo Pereira Moraes, O.Carm., no Convento do Carmo da Bela Vista (SP), pelo telefone (11) 3146-4500, ou e-mail: fradecarmelita@gmail.com .
Depois do estado de Minas Gerais, os próximos estados que receberão os encontros vocacionais serão: Alagoas, no dia 5 de maio, e Rio de Janeiro, no dia 9 de junho.
>>> Conheça o caminho vocacional
Confira as fotos:
Comments0