Objetivos:
Mostrar que devemos sempre respeitar os outros e amar nossos irmãos.
Demonstrar que a inveja e a traição são coisas que não agradam a Deus.
Oração inicial
Acolhida
A chave
A inveja e a mentira são coisas boas ou ruins?
História
José e a capa colorida
José perdoou os irmãos ou planejou alguma vingança?
Os irmãos de José se arrependeram da maldade que tinham feito?
Explicação
José mesmo após sofrer, perdoou seus irmãos porque os amava. Ele poderia ter se aproveitado de sua posição superior para castigá-los mas não o fez. Essa é uma história de amor e perdão.
Tudo contribui para o bem daqueles que Deus escolhe, até mesmo a inveja, o ódio ao irmão e o fratricídio simulado. Deus escolhe as crianças desarmadas e inocentes, como José, para ser testemunhas da salvação, e as conduz por sonhos e contradições, como colaboradores na realização dos seus desígnios de liberdade.
Partindo do concreto
Dinâmica Jogo comunitário
Material: uma flor.
Desenvolvimento: os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda: senhor… (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhor…(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou…
E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gato. Quando tiverem que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-lo pelo nome do bicho.
O animador deve ficar atento e não deixar os participantes entediados. Quanto mais rápido se faz à entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.
Atividade
Colorir o desenho
Guardando
É perdoando que se é perdoado.
Encerramento
Comments0