Ausente por alguns dias, deixei o blog de lado…tadinho! Mas, I’m baaaack! …rs…
Então, noutro dia na catequese estávamos falando sobre a Santíssima Trindade e como sempre ouvimos perguntas do tipo “como” e “porquê”… resolvi explicar para meus catequisandos usando uma plantinha. Eu havia lido um texto muito interessante que fazia exatamente essa comparação. Então lá vai catequista para a rua procurar um “matinho” porque não poderia arrancar uma planta do jardim né …rs… pra mostrar. E, conforme os desenhos abaixo, pudemos entender com mais clareza o tema.
Então, a raiz da árvore comumente fica escondidinha embaixo da terra, e alimenta e fortalece a árvore, é a base da planta; o tronco sustenta a árvore e é o caminho dos alimentos até as folhas, e essas, pos sua vez, em contato com a luz solar transforma este alimento em energia e força para a planta, gerando flores que se transformam em frutos.
Aqui podemos entender melhor nossa comparação com a Trindade de Deus:
O Pai é o criador, aquele que sustenta e dá vida, como a raiz de uma árvore. Sem a raiz a árvore não vive.
O Filho, é o que salva a vida. Ele é o nosso caminho para Deus e caminho de Deus para nós, como o tronco de uma árvore, que serve de apoio e caminho dos alimentos.
O Espírito Santo é quem fortalece e faz o cristão produzir frutos, como as folhas, que em contato com o sol, transformam os alimentos em energia, fostalecendo a árvore para que ela dê frutos, e consequentemente, sementes.
Raiz, tronco e folhasformamaárvore.
PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO formam a TRINDADE.
Uma árvore pode dar como frutos, laranjas, maçãs, peras e muitos outros frutos… Os frutos da Trindade são o amor, a paz, a caridade e outros mais.
Podemos ainda dizer que como a árvore necessita da luz solar para produzir parte de seu alimento, que sem isso ela fica murcha, fraca e sem vida; nós também precisamos de luz para mantermos viva nossa fé, e obtemos essa luz através da oração, da leitura da bíblia… Mesmo que não alimentemos nossas folhas, a raiz consegue seu alimento também na terra e na água… percebemos então que não é a raiz que precisa das folhas, tanto quanto elas precisam da raiz! Quanto mais profunda e expandida a raiz, mas galhos e folhas a árvore cria. Deus está sempre lá, nos sustentando, e quando não enviamos nossa energia atrávez da oração e outras formas de alimento, Ele continua enviando para nós o seu amor através de Jesus… como a planta que absorve da água e tira da terra seus nutrientes para fortalecer as folhas… E Jesus é o tronco, que nos leva ao Pai e o Pai até nós… E mesmo quando não cumprimos nossa parte, Ele continua enviando da raiz os nutrientes para nos manter vivos…
Quando nós alimentamos nossas folhas, produzimos lindas flores, que depois de encantar com a beleza, presenteia com frutos, que por sua vez, quando bem aproveitados, dão sementes!
Que possamos sempre, sempre alimentar nossas folhas, fortalecendo o Pai, o Filho e o Espírito Santo em cada um de nós! Amém?!
Muito bom, amei a sugestão para a catequese.
adorei, usarei com meus catequizando.
achei lindo!!