Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes.
Sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.
Hoje estamos celebrando o último domingo do advento… na próxima semana, já é natal. Estão sentindo o cheirinho de natal?
Já dá até pra sentir o coração do Menino Deus batendo… é só fazer silêncio que o barulho aparece… Porque Jesus está vindo aos poucos querendo fazer festa em nosso coração. E sabem que é que nos garante tudo isso? Sim, Maria, sua mãe. Hoje no evangelho, ela diz Sim aos planos de Deus em sua vida. Por isso a temos como mãe também porque ela assumiu a condição de ser nossa quando aceitou ser também a de Jesus.
Vamos em pé, com alegria receber nossa mãezinha querida, figura especial em nossa celebração, cantando.
Ato penitencial:
Vamos fazer o teste da coragem?
Esse teste é o seguinte: vou chamar duas crianças aqui na frente e elas representarão todas as outras. Estão vendo este painel? Nele estão alguns desafios que vocês terão que enfrentar. Cada ficha dessas contém uma pergunta que você terá que responder. Vocês poderão escolher apenas quatro fichas e darão as respostas bem certinhas, está bem?
1- Você seria capaz de dar a sua vida em troca da vida de outra pessoa?
2- Você seria capaz de aceitar um convite para viver na pobreza e ser extremamente humilde?
3- Você seria capaz de deixar seu pai, sua mãe, sua família e sair pelo mundo falando de Jesus?
4- Você seria capaz de enfrentar muita gente, até brigar, para defender alguém que você nem conhece direito , mas que você acredita estar certo ?
5- Você seria capaz de realizar uma tarefa que poderia trazer algum constrangimento em nome de Deus, mesmo sabendo que isso poderia prejudicar sua vida para sempre?
6- Você seria capaz de dizer sim a Deus se Ele te pedisse algo muito difícil de ser feito?(Por exemplo: criar uma criança pequena como você?
Sabem de uma coisa, crianças… Maria foi capaz de tudo isso.. Enfrentou tudo em nome do Amor que sentia por Deus… sem saber o que seria dela .. sem saber ao menos saber se sobreviveria para receber o Menino –Deus … mas ela não teve medo , não vacilou …
Nós, quantas vezes somos chamados por Deus a seguir Jesus, ou falar Dele e não somos capazes de dizer o mesmo sim de Maria?
Senhor, pelas vezes que somos covardes… pelas vezes que nos distanciamos de tudo que o Senhor sonhou e nem de longe nos assemelhamos a exemplo de Maria , nós te pedimos perdão , cantando :
Leitura – Hoje, nós iremos acender a ultima vela do advento.. que ela seja motivo de muita luz neste natal .. que esta luzes não nos deixe desanimar , que nos faça caminhar sempre junto a palavra de Deus e que , junto a todos as outras velas acesas antes , que estejamos de fato preparados para a visita do menino Deus .
Vamos receber a quarta vela, com alegria, cantando.
Agora ouviremos com toda atenção nossa leitura de hoje.
Aclamação – Hoje, no nosso evangelho vamos ouvir o SIM de Maria… o sim que devemos imitar , nos espelhar a cada dia para o nosso Deus . Em pé, com alegria, vamos todos cantar ao menino –Deus que está pra chegar.
Ofertório – Quisera, hoje, enfeitar nossa árvore de natal somente com ofertas agradáveis ao Senhor, por isso vamos aos poucos ,oferecer o que mais nos é importante nesse Natal :
Oferecer todos os nossos amigos…
Oferecer toda a nossa família…
Oferecer aqueles que amamos…
Oferecer aqueles que também ainda não amamos..
Enfeitar nossa árvore com a oferta dos pequenos que não terão um natal porque ainda não te descobriram..
Oferecer os presos que nesta época são ainda mais esquecidos…
Oferecer os velhos, não só dos asilos, mas também aqueles que já não são mais queridos .
Esta árvore de natal ainda necessita de muitos enfeites para ficar linda como o Senhor merece ..
Então ofereceremos nossos padres… Suas famílias, sua missão
Nossas crianças são as bolas mais coloridas.
E todos que estão aqui na celebração.
Temos também a oferecer a nossa cidade.
Os nossos governantes para que um bom trabalho ele nos traga em 2010
E quanto mais oferecemos e mais bonita nossa árvore irá ficando.
Se nossos falecidos, aqueles que jamais serão esquecidos desta árvore fizer parte. Mais luz trarão a humanidade.
Tem tanta oferta ainda a ser colocada…
Mas, não podemos esquecer de colocar, o pão e o vinho… Fruto de toda transformação para que está árvore, Senhor, caiba no seu coração e seja suficiente o espaço para aqueles que dela não foram mencionados , pois de alguma forma… Precisam ser por nós reconhecidos, portanto este será nosso compromisso.
Agora só falta acender as luzes… Acreditando que tudo o Senhor vê e, com amor, irá receber.
Vamos cantar, crianças para mais bonito nosso ofertório ficar?
Comunhão – Hoje, quem nos chama a comunhão é nossa mãezinha.È ela que nos diz:
_ Venham todos, meus filhinhos .. Jesus os chama a participar deste momento tão especial…
Então, crianças, ouvindo este chamado tão especial, vamos todos cantar para nosso Jesus, mostrando a Ele que aceitamos o seu convite…
Ação de graças – (slides de nossa senhora)
Texto… música ( à escolha)
Ave, Mãe Maria.
Ave Maria de todas as mães, de todas as famílias
Hoje, nós todos, viemos saudá-la ,
Mãe maior, que é pequena em estatura
E enorme no amor e na proteção divina.
Salve Rainha,
Bendita és entre todas as mulheres.
E bendito é o fruto que trouxe vida nova a todos nós.
Maria, exemplo de amor e ternura,
De doçura e meiguice.
Mulher de fibra,
Mulher forte,
Mulher de fé e que tudo pode.
Dai-nos a bênção, mãe,
E transmita a todas nós, mães e futuras mães,
A alegria de gerar vida
E vida em abundância como fostes a tua.
Ajude-nos a dizer também o nosso sim.
E a ser fiel ao nosso Deus como assim o foste.
Cubra-nos ,Senhora, com sua sagrada ternura
E nos envolva na presença de seu filho Jesus.
Mãe… Mais que mãe… Mais que vida…
Mais que presença de Deus em nós.
Gere em nós ,todo amor,
Necessário a vinda de seu filho Jesus.
Historinha da semana: A anunciação
Técnica: (Encenação com as cenas , ou cartazes com desenhos)
Um anjo apareceu a uma Jovem chamada Maria… E disse a ela, que do seu ventre nasceria o Filho de Deus, Jesus.
A jovem se encheu de alegria, pois afinal seria a mãe de um Rei, um Rei que viria salvar a todos nós, mas preocupou-se: não conhecia homem nenhum, como haveria de realizar tal missão sozinha?
O anjo ainda disse a Maria: “Maria, não se preocupe… Deus já arrumou todas as coisas… José, um homem justo e bom, será o seu companheiro. Deus, com sua sombra (seu Espírito de Amor) será o Pai do Salvador que irá nascer de você”.
O anjo também contou a ela que sua prima Isabel, já bem velhinha, teria um filho com a graça de Deus… Um filho que seria chamado João Batista, o grande profeta, já tão conhecido nosso, não é mesmo crianças?
Maria então aceitou a missão com um “SIM” tão grande… Tão corajoso… (que até hoje nos serve de exemplo) e enchendo-se de alegria quis partilhar juntamente com Isabel, toda aquela graça…
Arrumou sua malinha e saiu para uma cidade montanhosa da Judéia…
A cada passo ela construía o seu caminho… Vendo as montanhas… Os vales… A natureza…
Em tudo que via, maior alegria lhe vinha… E do alto da montanha, contemplando o mundo, ela compreendeu que aquele que ela carregava em seu ventre seria o Rei, o Salvador e aquela, missão que ela havia recebido era uma verdadeira graça e doação… Benefício para toda a humanidade.
Naquele caminho longo, às vezes, escuro, Maria também passou dificuldades, medos, temores, ansiedades… (quase como a gente mesmo). Medo do futuro de seu filho… Medo de ser rejeitada, abandonada… Mas Deus era mais forte que todo escuro que pudesse aparecer no caminho… E, a cada barreira, Deus a acompanhava e a alimentava na fé e no amor. E em cada ponto, ela vencia e mais forte se tornava.
Finalmente Maria venceu o caminho e lá chegou. Sua prima Isabel, que já a aguardava, encheu-se de alegria e da graça de Deus, confirmando toda a missão que Maria recebera Dele. Era Joãozinho pulando na barriga de Isabel… Era Maria sorrindo e abraçando sua prima… Era Isabel glorificando a Deus… Que momento lindo!
No entanto, o caminho não terminou ali… A vida de Maria é um caminho até hoje, porque ela continua nos visitando e levando o seu menino, a sua. Alegria e nos perguntando: Crianças, vocês aí, querem receber a sua visita? Querem se alegrar comigo, com Jesus que trago dentro de mim? Querem ter também a graça de participar da minha missão? Do meu caminho? Porque quem leva Jesus nunca pode parar neste caminho, no caminho da vida. Tem sempre, que estar levando essa graça para o outro… Como se todos nós estivéssemos carregando Jesus, bem aqui em nossos corações.
E o caminho por mais difícil que nos pareça, com Jesus fica mais fácil, porque Ele é verdade e vida em abundância.
Alegremo-nos crianças, o caminho que nos leva ao Pai nos espera. Caminhemos nele junto com Maria.
Muito lindo e criativo.