A criança é fortemente concentrada sobre si mesma, devido às suas próprias necessidades. O relacionamento com a mãe através da nutrição (seio) é muito importante como primeira experiência emocional afetiva.
Dos 2 a 3 anos a criança começa a descobrir o próprio corpo, se desapega progressivamente da ,ãe e começa a aprender, através da imitação. As funções orgânicas tem grande importância neste período, porque através delas é que a criança se relaciona com o próprio corpo e com o mundo externo. Tem grande importância o relacionamento com os pais; seu carinho e o ambiente onde vive. Um ambiente agressivo, violento só pode causar traumas na criança.
??? Orientações para a catequese:Os pais são também, os primeiros catequistas nesta fase. Todo ambiente familiar deverá ajudar na educação da fé da criança. Ensinar pelas atitudes, pelo testemunho. A criança precisa sentir Deus na família, criando clima de confiança, segurança e ternura.
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FASE DOS QUATRO AOS SETE ANOS – Acontece a primeira “crise”.
A criança se sente limitada pela vontade dos outros e se torna “criança difícil”. é nesta idade que as crianças começam a descobrir as diferenças anatômicas entre menino e menina, e a peceber que, em relação a isso, cada um tem um papel diferente na sociedade. Possui grande fantasia e criatividade.
É a fase do egocentrismo, sente-se “dona-do-mundo”, atraindo para si todas as atenções. Tem necessidade de afeto, de apoio, segurança e atenção.
???Orientações para a catequese: O catequista, conhecendo a família, sente qual o tratamento que deve dar a cada criança. Mas o catequista não deve dar mais atenção a uma criança, prejudicando as outras. A criança tem facilidade para elevar, habitualmente, o coração a Deus.
*fonte: Livro do Catequista, ed. Paulus
** Nas próximas postagens continuarei com outras fases. Amanhã: dos sete aos nove anos e dos nove aos onze anos.
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