A Paróquia Nossa Senhora Medianeira, em Eldorado do Sul (RS) vivenciou momentos de muita emoção no domingo, dia 2 de setembro, durante a celebração eucarística de posse de Frei Márcio Silvan, O Carmo, como novo Pároco da referida paróquia. Também tomou posse Frei Marcelo Aquino, O.Carmo, como vigário paroquial e ecônomo. A missa foi presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e concelebrada pelo Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carmo, e seu conselho: Frei Adailson dos Santos, Frei Eduardo Ferreira, Frei Fernando Bezerra e Frei Alberto Fernandes. Participaram ainda Frei Rothamans Campos, O.Carm., e Frei Petrônio de Miranda, O.Carm., e padres de paróquias próximas. Também o prefeito da Cidade, Ernani de Freitas Gonçalves, compareceu à Celebração Eucarística e deu boas-vindas à Ordem do Carmo.
No início da celebração, Dom Jaime falou da importância histórica daquele momento para a Arquidiocese de Porto Alegre e para a Paróquia:
“Hoje, nessa intimidade e proximidade que vivemos com Deus na Santa Missa, nós estamos aqui para vivenciarmos um marco histórico na Paróquia Nossa Senhora Medianeira, em Eldorado do Sul. A partir de hoje a presença carmelita começa a fazer parte da vida desse povo e o povo que aqui mora começa a participar desse espírito carmelitano. E, assim, nessa troca de comunhão, nessa troca de experiência, possamos crescer na compreensão do que significa que o Senhor está no meio de nós, que Ele vive entre nós”, disse.
Em seguida, Frei Evaldo se dirigiu a Dom Jaime e aos fiéis, agradecendo o acolhimento feito à Ordem do Carmo:
“Quero agradecer a Dom Jaime pelo acolhimento, pela amizade, pelo carinho, sobretudo por nos acolher na Arquidiocese de Porto Alegre como irmãos. A Paróquia Nossa Senhora Medianeira está sendo confiada à Província de Santo Elias, mas esse ato é uma via de mão dupla: nós também estamos confiando esses dois frades, Frei Márcio e Frei Marcelo, aos cuidados da Arquidiocese e ao povo de Eldorado do Sul de forma especialíssima. Eles estão a partir de agora sobre os cuidados de vocês”, afirmou.
O Provincial destacou que a Ordem do Carmo está presente no Brasil desde o tempo da colonização e que a Província de Santo Elias celebrará em breve 300 anos de evangelização no país.
“Nossa Província é muito antiga, com quase 300 anos de existência. Estamos presentes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Tocantins e no Distrito Federal. Agora, pela primeira vez, nos fazemos presentes no Sul do Brasil. É para nós uma missão mas, sobretudo, uma grande responsabilidade. Que vocês, Frei Márcio e Frei Marcelo, sejam dignos filhos da Virgem do Carmo e do Profeta Elias nessa terra Gaúcha”, pontuou.
Após a homilia, Dom Jaime conduziu o novo Pároco até os fundos da igreja onde iniciou o rito canônico. Lá o arcebispo entregou a Frei Márcio as chaves da igreja, ratificando que a partir de agora o frei é o responsável pela igreja e por sua comunidade. Em seguida, foi levado ao confessionário onde ele e seu vigário irão escutar e orientar suas ovelhas; à pia batismal, onde muitos eldoradenses serão batizados na fé católica; ao sacrário, onde ficam as hóstias consagradas que são alimento para os fiéis; e, por fim, à cadeira da presidência, no presbitério.
A Paróquia Nossa Senhora Medianeira
A cidade de Eldorado do Sul fica localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, a 10 minutos do Aeroporto Salgado Filho e a 20 minutos do Centro da capital gaúcha. Nossa Senhora Medianeira é a padroeira do município por lei municipal e nomeia a igreja Matriz.
Segundo informações da Arquidiocese de Porto Alegre, dados do último censo informam que moram em Eldorado do Sul cerca de 38 mil pessoas. Para atender a essa população, há apenas a Paróquia Nossa Senhora Medianeira, que possui 10 comunidades/capelas. O antigo pároco, Padre Miguel Faleiro, assumiu a Paróquia no dia 13 de fevereiro de 2015, permanecendo como seu pároco até o dia 28 de agosto de 2018.
Hoje a Paróquia conta com 50 catequistas, 30 ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, cinco ministros extraordinários de Exéquias, Pastoral da Juventude, da Família e Pastoral Social, grupos de Encontro de Casais com Cristo e do movimento CLJ, entre outros.
Fonte: Nelson Goulart/PASCOM, Frei Petrônio de Miranda/Olhar Jornalístico e Arquidiocese de Porto Alegre
FOTOS: Leonardo Marinho e Frei Petrônio
Comments0