Na semana passada, os catequistas que acompanham o site da revista puderam ler sobre como preparar o encontro catequético e como dividir grupos de alunos. Desta vez, terão a oportunidade de aprender a desenvolver o entrosamento entre os catequizandos, o que é absolutamente sugestivo nesta época de início de formação catequética.
O método que você lerá a partir de agora é voltado especialmente para crianças entre 7 e 10 anos de idade, e deve ser aplicado para a orientação sobre a importância da interação e conhecimento entre as pessoas.
Dicas:
Primeiramente, forma-se uma composição em círculo entre os catequizandos. O catequista, então, orienta o grupo demonstrando como a brincadeira é feita: caminha para a direita, em torno do círculo, bate na mão de alguém indicando que essa pessoa caminhe na direção contrária até que se encontrem e, pegando nas mãos, se cumprimentam. Em seguida, continuam o trajeto, sendo que o primeiro a chegar no lugar vago ocupa-o e o outro continua a brincadeira.
Pode-se adaptar a brincadeira conforme a situação. No caso de um grupo que ainda não se conhece, por exemplo, pedir a cada um para dizer o seu nome no momento do cumprimento é uma ótima opção. Também é possível solicitar aos alunos que discorram brevemente sobre si mesmos.
*É importante que todos participem da brincadeira, portanto é preciso orientar o grupo a não repetir as pessoas.
Comments1