Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Panamá acontecerá a quarta edição da Jornada Mundial da Juventude Carmelitana. Aproveitando a reunião dos jovens de todo o mundo com o Papa, as ordens do Carmo e dos Carmelitas Descalços terão um encontro internacional com a sua juventude, de forma a refletir sobre a espiritualidade, conhecer e compartilhar a internacionalidade e diversidade do carisma carmelitano. A organização do evento ficou sob a responsabilidade das Carmelitas Descalças da Província da América Central e das Carmelitas de El Salvador.
Em carta dirigida aos jovens que participarão desse “Dia Carmelita” na JMJ, o Prior Geral da Ordem do Carmo, Frei Fernando Millán Romeral, O.Carm., escreveu:
“Estamos confiantes de que tudo irá bem e que estes dias serão para todos nós uma bênção. A rica tradição do Carmelo nos ajudará e sem dúvida nos inspirará para que todos possamos sentir uma presença transformadora e enriquecedora, para que possamos nos encontrar com o Salvador e deixá-lo ir transformar nossas vidas e nos ajudar a descobrir a Sua vontade, que é sempre um caminho de felicidade e satisfação. Não tenham medo de se encontrar cara a cara com o Senhor e abrir suas vidas para a Sua graça.”
JMJ Panamá
A JMJ Panamá teve início na terça-feira, dia 22 de janeiro, com a Missa de Acolhida dos Peregrinos, presidida pelo pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, e concelebrada por arcebispos, bispos e sacerdotes participantes da Jornada. Segundo o Comitê Organizador Local, mais de 75 mil pessoas participaram da cerimônia realizada no Campo Santa María la Antigua.
Durante a homilia, Dom José destacou que ser santo não é um mito, é um realidade palpável. Ele ainda comentou que os jovens precisam ser ouvidos, pois eles são os verdadeiros protagonistas das transformações que a humanidade e o mundo precisam.
Durante a Jornada, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, acontecem as Catequeses em 25 idiomas, proferidas por 380 bispos do mundo inteiro, em 137 locais, segundo informações do Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. A Igreja Nossa Senhora do Carmo, da Ordem dos Carmelitas Descalços, recebe peregrinos de língua portuguesa para as catequeses. Na quarta-feira, dia 22, Dom Orani fez uma pregação para os jovens com o tema “Eis-me aqui Senhor”.
O Papa Francisco chega ao Panamá na tarde de quarta-feira (23/01) e a missa de acolhida do Santo Padre na JMJ 2019 acontecerá na manhã do dia seguinte (24/01). Na sexta-feira (25/01) acontece a Liturgia Penitencial e a Via-Sacra com os jovens; no sábado (26/01) a vigília, e no domingo (27/01), a missa e a cerimônia de encerramento da JMJ.
Confira fotos da JMJ e da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Panamá.
Créditos: Arquidiocese do Rio, Comunidade Shalom e Jovens Conectados
Comments0