Agosto é conhecido como aquele mês que “não tem fim”. Em parte isso pode ter algo de realidade, que transcende a sensação psicológica, afinal, são 31 dias… No entanto, é um mês especial para todo católico, afinal, celebra-se nesse período o Dia do Padre, o Dia dos Pais, o Dia dos(as) Catequistas e tantos outros dias importantes para ser lembrados. Nesta edição da Revista Ave Maria, queremos destacar ao menos um deles em especial: o Dia dos(as) Catequistas.
A função catequética na Igreja é, sem dúvida, uma das mais sublimes. É por meio dos(as) catequistas – além dos pais – que a fé cristã é transmitida às crianças, que posteriormente se tornam jovens e adultos na fé em Cristo. Muitas são as experiências de leigas e leigos pelo país que se dedicam com afinco e entusiasmo à transmissão da fé e da doutrina católica aos pequenos. Em sua grande maioria são mulheres de profunda vivência eclesial que, em muitos casos, na simplicidade – tão necessária no ensino – doam-se com amor e profundo espírito profético ao ensino da mensagem do Reino de Deus, instaurada por Jesus. Assim, queremos levar a você, por meio de uma reportagem especial, algumas das tantas lindas experiências da vocação da catequista e do catequista.
Há dois meses das eleições, vamos tratar também nesta edição de um assunto que tem tomado conta das redes e movimentos sociais: o engajamento do jovem na política. Nos últimos meses, vimos diversas campanhas de incentivo à juventude a se inteirar e se tornar mais participativa e o passo inicial foi se tornar eleitor – ato possível a todos os maiores de 16 anos no país – e tirar o título de eleitor, cujo prazo final foi em 4 de maio. Àqueles que tiraram seu documento eleitoral fica a tarefa de exercer seu direito e participar de maneira ativa no processo democrático.
Ainda nesta edição, queremos chamar a atenção para outros temas, como os desafios que passam a fazer parte das vidas dos neossacerdotes, a comemoração de São Tarcísio, que é o patrono dos coroinhas, acólitos e ministros extraordinários da sagrada Comunhão Eucarística e, finalmente, homenagear os pais na figura de São Joaquim, que, ao lado de Sant’Ana, foi agraciado com a bênção de poder gerar uma criança mesmo na esterilidade.
Que a edição de agosto da Revista Ave Maria seja fonte de bênçãos nas suas vidas, querido leitor e querida leitora. Que o trabalho evangelizador dos Filhos do Imaculado Coração de Maria (missionários claretianos), em conjunto com seus diversos colaboradores, seja um bálsamo de bênçãos a vocês.
Comments0