No sábado, dia 18, houve a entrega da carta-pedido assinada pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, para o Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm., para criação do 38º Sodalício da Província, o de Saquarema. No domingo, às 10h, foi celebrada a Santa Missa de acolhimento de 22 Noviços e Noviças da Ordem Terceira do Carmo da Lapa – Grupo de Saquarema e futuro Sodalício. A Eucaristia foi presidida pelo Delegado Provincial, Frei Petrônio de Miranda, O.Carm.
“Foi um momento de emoção para as irmãs Carmelitas da Divina Providência que lá residem e para todos os irmãos e irmãs que receberam o santo hábito. O nosso muito obrigado ao Padre da cidade, Padre Rodrigo, e aos irmãos noviços nas pessoas de Anderson e Davi que, além de preparar e organizar a celebração ofereceram um belo almoço! Obrigado em nome do Carmo da Lapa, de Angra do Reis e Vicente de Carvalho, que lá estiveram prestigiando este momento importante da caminhada dos novos e novas carmelitas naquela cidade. Muito obrigado!”, disse Frei Petrônio. Toda a programação foi transmitida ao vivo pelo site Olhar Jornalístico.
Os novos noviços da OTC são:
1- Alexandre Teixeira De Melo
2- Aluízio Almeida Dos Santos Júnior
3- Ana Beatriz Gouveia Da Silva
4 -Ana Maria Alves Ferreira
5- Anderson Afonso Serafim
6- Cássio Henrique Bravo Pinheiro Nunes
7- Claudio Junior Santos De Souza
8- David De Amorim Bravo
9- Eliana Das Graças Souza Afonso
10- Enrico Vescesláo Bravo
11- Francisco José Afonso
12- Heloisa Helena Afonso Serafim
13- João Bravo Neto
14- José Antonio Pereira Da Silva
15- Jurema De Amorim Bravo
16- Maria Aparecida Ramos Da Silva
17- Maria Cecília De Araújo Oliveira
18- Marly Coutinho Paulino
19 -Paulo Cezar Bravo
20- Rita De Cássia Bravo
21- Rômulo Da Glória Machado
22- Vanessa Da Silva Dias
Podemos separar a história carmelitana de Saquarema em três fases ou períodos:
I- Chegada dos primeiros Carmelitas;
II- Chegada de Madre Maria das Neves, que aqui chegou ainda como Rita de Cássia;
III- Criação da atual Ordem Terceira.
Em 1594, chegaram aqui os primeiros carmelitas com o intuito de construir um convento, que, infelizmente, nunca foi concretizado. Na época, a cidade ainda era apenas uma porção de terra da Capitania de São Vicente, pertencente a Martim Afonso de Souza. Naquela distante ocasião, os carmelitas pretendiam construir um convento dedicado a Santo Alberto na localidade do Carmo ou, atualmente, Ipitangas. Todavia, desse desejo, durante muitos séculos e até cerca de 60 anos atrás, era possível ainda contemplar na atual Matriz de Nossa Senhora de Nazareth a venerável imagem desse grande Santo da Ordem do Carmo; porém, até essa antiquíssima imagem hoje se encontra perdida. Desta que poderia ter sido uma bela história entre Saquarema e a Ordem do Carmo, entretanto, só restam escassas e dispersas informações.
Porém, a Providência Divina não queria que Saquarema e o Carmelo se divorciassem. Para tanto, Deus havia mandado para trabalhar nessas terras uma virtuosa viúva: Rita de Cássia Aguiar. Naquele período, havia aqui a Casa de Caridade Nossa Senhora de Nazareth (atual Centro Social Madre Maria das Neves), mas este hospital carecia de alguém que o administrasse e zelasse pelos corpos e almas dos seus doentes. Na busca por uma alma cristã, o Dr. Oscar de Macedo Soares encontra, por intermédio da Divina Providência, a Sra. Rita de Cássia que já nutria o desejo de se consagrar a Deus no serviço aos mais pobres. Assim sendo, em junho de 1898, ela chega à Saquarema ainda como secular. Desejosa de vestir um hábito religioso, ela é aconselhada pelo Excelentíssimo Bispo Diocesano a procurar o Convento do Carmo da Lapa no Rio. Cerca de um ano depois de ter ouvido o santo conselho do Sr. Bispo, Dona Rita de Cássia, aos 2 de dezembro de 1899, das mãos de Frei Carmelo Pastor Moll, ela recebe o hábito de Nossa Senhora do Carmo, emite seus primeiros votos e assume o nome de Irmã Maria das Neves.
Já como Carmelita da Ordem Terceira, retorna à Saquarema onde permanecerá até dezembro de 1901. Depois, muda-se para Campos dos Goytacazes onde viverá até a sua morte em 8 de março de 1906. É nesta cidade do norte fluminense que a Congregação das Carmelitas da Divina Providência se desenvolverá definitivamente sob os cuidados da Veneranda Madre Fundadora. Depois disso, as filhas de Madre Maria das Neves só retornarão à Saquarema em 1958-1959, à convite do Bispo Diocesano, D. Carlos Gouvea Coelho. Em 15 de março de 1959 é inaugurado o Instituto Madre Maria das Neves, no mesmo lugar onde, mais de 50 anos antes, Irmã Maria das Neves iniciou a sua missão de serviço a Deus e aos pobres.
Chegamos à atualidade, passados mais de 400 anos da chegada dos primeiros carmelitas e 120 anos da chegada da Sra. Rita de Cássia (Madre Maria das Neves), um novo grupo de filhos da Virgem do Carmo almeja fazer florescer na cidade de Saquarema o Jardim de Deus e da Virgem. Alguns irmãos outrora já haviam feito contato com a Ordem Terceira da Lapa e de São João del Rey. Todavia, não era chegado ainda o tempo de Deus. Somente em 2018, desenhou-se um tempo propício para esse importante passo de criar um grupo de Terceiros Carmelitas em Saquarema. No referido ano, passou-se a celebrar a Santa Missa diariamente na Capela Nossa Senhora do Parto, pertencente ao Instituto Madre Maria das Neves, o que permitiu uma aproximação ainda maior com as Irmãs de Saquarema. Deste contato diário e também da grande devoção à Virgem Maria que se cultiva em nossa cidade, renasceu naturalmente o desejo de erigir em Saquarema um Sodalício Carmelitano. Este mostrou ser, de fato, o tempo de Deus; afinal, bastou manifestarmos ao Pároco e às Irmãs esse desejo para que ambos aceitassem prontamente e nos apoiassem com os seus prestígios para que o sonho de uma Ordem Terceira do Carmo fosse concretizado.
Apoiados pelas autoridades eclesiásticas locais e pelas autoridades carmelitanas, demos início aos nossos encontros de formação e fraternidade. Logo, desde o dia 10 de maio de 2018 estamos mensalmente nos reunindo para, juntos, descobrirmos a beleza e riqueza do Carmelo. Nesse período de Postulantado, vimos um pouco da história das origens da Ordem do Carmo, falamos de alguns Santos Carmelitas, debruçamo-nos sobre a Virgem do Carmo e o Santo Escapulário e, principalmente, dedicamo-nos ao estudo da Regra da Ordem Terceira. Diante desse inédito acontecimento, todos precisávamos compreender o que é a OTC, suas características, sua missão e sua relação com as Ordens Primeira e Segunda. Por isso, julgamos oportuno dedicar a maior parte do Postulantado à apresentação da Ordem Terceira através da sua Regra. Neste período, também foi proporcionada uma peregrinação da imagem de Nossa Senhora do Carmo pela casa de cada um dos nossos Irmãos, peregrinação que – providencialmente – concluirá na semana do solene início de nosso Noviciado. Enfim, não podemos deixar de mencionar a vinda da Comissão Provincial à Saquarema, nas pessoas do Irmão Paulo Daher e da Irmã Tereza, que nos proporcionaram uma tarde de encontro e formação, principalmente, uma acolhida oficial à Ordem Terceira, o que alegrou e motivou ainda mais aos nossos Irmãos e Irmãs de Saquarema.
Não poderíamos deixar de comentar, antes de encerrarmos este breve histórico, das sutis providências com que Deus nos presenteou nesse período. De fato, em muitos momentos, pudemos sentir aquela brisa suave de que fala o profeta Elias a nos acariciar e a guiar os nossos passos. Como não se admirar de que nós estejamos fazendo os mesmos passos de D. Rita de Cássia (Madre Maria das Neves)? Como ela, iniciamos nossa caminhada acolhidos pelo Sodalício da Lapa para depois exercermos nosso apostolado na cidade de Saquarema. Em dezembro deste ano, completarão 120 anos que Ir. Maria das Neves recebeu o hábito de Nossa Senhora do Carmo, neste ano jubilar para a congregação, nós, que de certo modo fomos gerados na Casa Mãe das filhas de Madre Maria das Neves, receberemos também o hábito dos carmelitas.
A partir de agora surge um novo capítulo da nossa história, que Deus e a Virgem do Carmo continuem guiando a nossa subida do Monte Carmelo.
Fotos: Frei Patrônio
Comments0