Sabe-se que os medicamentos podem desempenhar um papel essencial para aumentar a expectativa e a qualidade de vida da população. No entanto, assim como curam podem prejudicar se não forem bem administrados. A intoxicação por medicamentos é questão de saúde pública, pois basta uma dosagem errada ou sem prescrição (automedicação) para ter sérios problemas.
A superdosagem pode ser acidental, por desconhecimento ou proposital. No primeiro caso, pode ocorrer se o paciente confundir a quantidade indicada; o segundo se dá quando a pessoa acha que pode se automedicar, mas não sabe a dosagem necessária; o terceiro ocorre em tentativas de suicídio. Seja qual for o caso, é grave e é preciso buscar ajuda imediatamente após a identificação dos sintomas.
SINTOMAS DA INTOXICAÇÃO POR MEDICAMENTOS
Identificar os sintomas de uma possível intoxicação por remédios é essencial para prestar o socorro necessário, principalmente quando se trata de crianças e idosos, cuja saúde é mais delicada. Alguns sintomas são imediatos, enquanto outros podem aparecer dias depois da ingestão da substância.
De forma geral, a intoxicação medicamentosa apresenta estes sintomas:
DICAS PARA EVITAR ABUSOS E ACIDENTES
EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS
EM CASO DE INTOXICAÇÃO
NA ESCOLHA DO MEDICAMENTO
Comments0