Essa é uma pergunta interessante, pois parecem ser a mesma coisa, mas, de fato, há uma diferença entre ascensão e assunção. O primeiro termo, “ascensão”, remete à ascensão de Jesus e significa que Ele subiu aos Céus pelo seu próprio poder divino, como nos relata a Palavra de Deus: “Elevou-se da terra à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos” (At 1,9).
Conforme o ensinamento da Igreja, “A ascensão de Cristo assinala a entrada definitiva da humanidade de Jesus no domínio celeste de Deus, donde voltará, mas que até lá o esconde aos olhos dos homens. Jesus Cristo, Cabeça da Igreja, nos precede no Reino glorioso do Pai para que nós, membros de seu corpo, vivamos na esperança de estarmos um dia eternamente com Ele. Tendo entrado uma vez por todas no santuário do Céu, Jesus Cristo intercede sem cessar por nós como mediador que nos garante permanentemente a efusão do Espírito Santo” (Catecismo da Igreja Católica, 665-667).
“’Cristo morreu e reviveu para ser o Senhor dos mortos e dos vivos.’ (Rm 14,9) A ascensão de Cristo ao Céu significa sua participação, em sua humanidade, no poder e na autoridade do próprio Deus. Jesus Cristo é Senhor: possui todo poder nos Céus e na Terra. Está “acima de toda autoridade, poder, potentado e soberania”, pois o Pai “tudo submeteu a seus pés (Ef 1,20-22). Cristo é o Senhor do cosmo e da história. Nele, a história do homem e mesmo toda a criação encontram sua ‘recapitulação’ sua consumação transcendente.” (Catecismo da Igreja Católica, 668)
O segundo termo, “assunção”, refere-se à assunção de Maria ao Céu, ou seja, ela foi levada, pelo poder de Deus, de corpo e alma à morada eterna e de lá intercede em Jesus Cristo por todos nós. A doutrina da Igreja nos ensina que “Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo. A assunção da Virgem Maria é uma participação singular na ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos: ‘Em vosso parto, guardastes a virgindade; em vossa dormição, não deixastes o mundo, ó Mãe de Deus: fostes juntar-vos à fonte da vida, vós que concebestes o Deus vivo e, por vossas orações, livrareis nossas almas da morte’.” (Catecismo da Igreja Católica, 966)
Assim, podemos afirmar que a ascensão e Jesus e a assunção de Maria significam que nós também teremos morada na Casa do Pai, pois Jesus, tendo vindo do Pai, na geração amorosa no ventre de Maria Santíssima, volta ao Pai e um dia retornará para levar todos os seus. Um exemplo disso é que já levou sua amada mãe, que, além de ser um exemplo para todos nós, também intercede para que façamos a vontade de seu Filho e possamos um dia estarmos todos reunidos na glória do Pai.
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