Iniciamos a Quaresma com a Quarta-feira de Cinzas. Para esse caminho até à Páscoa, o Papa Francisco reflete conosco, colocando-nos a caminho.
O Santo Padre destaca “a ascese quaresmal” como o “empenho, sempre animado pela graça, no sentido de superar as nossas faltas de fé e as resistências em seguir Jesus pelo caminho da cruz. Aquilo precisamente de que Pedro e os outros discípulos tinham necessidade”.
Nesse sentido, “para compreender e acolher profundamente o mistério da salvação divina, realizada no dom total de si mesmo por amor, é preciso deixar-se conduzir por Ele à parte e ao alto, rompendo com a mediocridade e as vaidades”, reforçou Francisco.
Selecionamos quatro frases da mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2023.
“A Quaresma é tempo de graça na medida em que nos pusermos à escuta dele, que nos fala. E como nos fala Ele? Antes de mais nada na Palavra de Deus, que a Igreja nos oferece na liturgia: não a deixemos cair em saco roto.”
“A Quaresma orienta-se para a Páscoa: o ‘retiro’ não é um fim em si mesmo, mas prepara-nos para viver – com fé, esperança e amor – a paixão e a cruz, a fim de chegarmos à ressurreição.”
“Embora os nossos compromissos ordinários nos peçam para permanecer nos lugares habituais, transcorrendo uma vida quotidiana frequentemente repetitiva e por vezes enfadonha, na Quaresma somos convidados a subir ‘a um alto monte’ juntamente com Jesus, para viver com o povo santo de Deus uma particular experiência de ascese.”
“A ascese quaresmal é um empenho, sempre animado pela graça, no sentido de superar as nossas faltas de fé e as resistências em seguir Jesus pelo caminho da cruz.”
INTENÇÕES DO PAPA PARA O MÊS DE MARÇO
Pelos novos mártires
Rezemos para que aqueles que em várias partes do mundo arriscam as suas vidas pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário.
Comments0