Muitas pessoas pensam que é complicado ajudar a Igreja nas redes sociais ou que há um custo envolvido. Mas, na verdade, há diversas maneiras de apoiar sua paróquia, diocese, movimento ou grupo de oração nas mídias digitais. Eis alguns caminhos práticos:
Começar a seguir os perfis nas redes sociais já é um grande passo para ajudar. Os fiéis podem seguir o Instagram e o Facebook; se inscrever no canal de YouTube; e entrar no grupo de WhatsApp. Ao fazerem parte dessa comunidade digital, contribuirão para o crescimento do perfil e ampliação do alcance da mensagem evangelizadora.
Ao curtir as postagens, você ajudará no alcance deste perfil e esta também é uma forma de valorizar o perfil e o conteúdo da sua paróquia, comunidade, movimento ou pastoral.
Lembre-se de marcar os amigos nas postagens das redes sociais. Assim, seu conteúdo será visualizado também por seus amigos e gerará ainda mais engajamento. E, se lembrarmos de São João Batista, ele não teve medo de anunciar a Verdade por excelência: Jesus! E você, tem medo ou coragem de mostrar sua fé aos amigos nas redes sociais?
Valorize quem produz conteúdo nas redes sociais da sua igreja. Ao elogiar, você incentiva quem gravou o vídeo ou fez as fotos a produzir e participar ainda mais. Elogiar e valorizar os conteúdos e quem os produziu é uma atitude cristã.
Os algoritmos das redes sociais valorizam muito os envios de posts. Enviar ou compartilhar é fazer a mensagem se tornar mais conhecida e ampliar o alcance deste perfil. Você pode enviar o Reels para os amigos no Instagram; compartilhar no WhatsApp o link da homilia postada no YouTube; e enviar o link do evento criado no Facebook pela sua paróquia. É simples e está a um clique!
E por que não fazer parte da Equipe de Comunicação? Nas paróquias, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) é a pastoral que se dedica a atualizar e manter ativos os meios de comunicação. Ao ser um pasconeiro, você poderá ajudar a criar novos conteúdos e ampliar a força da evangelização também no ambiente digital.
Os algoritmos das redes sociais valorizam os conteúdos com interação. Então, ajude sua igreja a lançar as redes no ambiente digital. Eu te desafio: vá agora até o perfil da sua paróquia ou diocese no Instagram e comente os últimos 3 posts (você ainda pode me marcar @fabianofachini para que eu também deixe um comentário e conheça o perfil da sua paróquia nas redes sociais).
Não deixe o algoritmo decidir por você. Siga, curta, comente e compartilhe os conteúdos da sua igreja local!
Comments0