O Retiro Provincial de 2021 teve início na segunda-feira, dia 13/12, e acontece até sexta-feira, dia 17/12. Tem como assessor o bispo auxiliar de Brasília, Dom José Aparecido, e está acontecendo em Itaici (SP).
A programação conta com laudes, pregações e momentos de oração e partilha, além de ser uma oportunidade para a fraternidade, após um longo período de distanciamento social ocasionado pela pandemia Covid-19.
O retiro começou com a Santa Missa de abertura no dia 13 de dezembro. Já na manhã de hoje, dia 14, dia de São João da Cruz, que também foi carmelita, os confrades refletiram sobre a vida do santo, na Liturgia das Horas. Refletiram ainda sobre o decreto do Concílio Vaticano II, Perfectae Caritatis, que fala sobre a renovação da vida religiosa, e sobre a Constituição dogmática Dei Verbum, que aborda sobre a Revelação Divina e sua transmissão através da Sagrada Escritura.
O Carmelo centra-se em Jesus Cristo. Os grandes modelos da nossa forma de vida são a Virgem Maria e o Profeta Elias. O valor central do carisma carmelita é a contemplação entendida como uma íntima relação com Deus em Jesus Cristo, que transborda numa vida de oração e fraternidade, na qual procuramos servir o nosso próximo conforme os nossos dons particulares e nossa vocação.
O carisma carmelitano está apoiado no tripé: oração, fraternidade e serviço.
Oração: O coração do carisma carmelita é a oração e a contemplação. A contemplação começa quando nos entregamos a Deus, qualquer que seja o modo que Ele escolha para aproximar-se de nós. É uma atitude de abertura a Ele, cuja presença encontramos em toda parte. Assim, o objetivo da vida carmelita é a união com Deus. É uma experiência transformante, pois ao nos deixarmos preencher com o seu amor nos esvaziamos de nossos modos humanos limitados e imperfeitos de pensar, amar e agir, transformando-os em modos divinos. Dedicamo-nos diariamente à escuta orante da Palavra do Senhor. A qualidade da nossa oração determina a qualidade da nossa vida fraterna e do nosso serviço no meio do povo de Deus.
Fraternidade: Os carmelitas procuram formar comunidades onde cada pessoa se sinta aceita e valorizada não por aquilo que possa fazer, mas simplesmente por aquilo que é. Esse tipo de comunidade é em si mesma um testemunho de que o amor de Cristo pode quebrar as barreiras construídas pelos homens e que é possível para pessoas de diferentes culturas e nacionalidades viverem juntas, em paz e harmonia. Os carmelitas também estão conscientes de formar uma fraternidade internacional presente em diversos países do mundo.
Serviço: Os eremitas foram forçados a abandonar sua morada no Monte Carmelo e estabelecer-se na Europa. Lá mudaram seu modo de vida de eremitas para frades. A diferença principal é que os frades são chamados a servir o povo de Deus através do apostolado. Algumas Congregações Religiosas foram fundadas para um apostolado específico, mas a Ordem do Carmo procura responder às necessidades da Igreja e do mundo, que diferem conforme o tempo e o lugar. Desse modo muitos frades trabalham em paróquias, escolas, universidades, penitenciárias, hospitais, etc. O tipo de serviço com o qual cada frade está envolvido depende das necessidades das pessoas do meio no qual ele vive e também de seus dons particulares.
Veja alguns momentos do primeiro dia do Retiro Provincial Anual 2021:
Comments0