Fonte: https://www.carmelitas.es
Da vida espiritual e consagrada, o Padre Michael Casey apresentou a palestra com o título: “Tradição, desafios e testemunho. Meditação para o Capítulo Geral dos Carmelitas, 2019”. A professora Bruna Costacurta, fez a reflexão bíblica, e concentrou-se no profeta Elias, com a palestra: “Testemunho profético para a geração de hoje”.
Das reflexões, destacamos quatro pensamentos:
1.- Tradição. Uma tradição não é extinta apenas por forças externas. Se ela desaparece, às vezes é porque aqueles que a mantêm são desencorajados e não têm discernimento para reagir e se abrir para um futuro que exige conversão. Uma imagem ilustraria esse pensamento. Imagine que somos um tenista que deve devolver as bolas mais difíceis que lhe são apresentadas no jogo. Ninguém levaria a sério um tenista que quisesse jogar apenas os pontos que lhe eram confortáveis. No jogo, o jogador não sabe que tipo de bola seu oponente jogará contra ele. Ele precisa ser treinado não apenas para se defender do golpe de seu oponente, mas de forma criativa, para retroceder inesperadamente. Um tenista amador pode ser diferente, mas espera-se que um jogador profissional retorne qualquer bola que venha antes dele.
2.- Desafio. Deveríamos priorizar as atividades mais estreitamente relacionadas ao nosso carisma, reconhecendo que, nesses tempos, em algumas latitudes, a renovação é mais uma questão de subtração do que de soma. O Cardeal Braz de Aviz, em 2012, enfatizou em um congresso beneditino: “Embora possa parecer incrível, precisamos ter a coragem de diminuir nossas obras para salvar nosso carisma”.
3.- Testemunho. O requisito é “ser o que somos”. A única maneira de testemunhar é que somos o que somos na vida cotidiana. A partir daqui, vem o verdadeiro milagre da renovação e transformação: “Torne-se o que você estava destinado a ser e incendiará toda a Itália” (Catarina de Siena).
4.- O profeta Elias é um modelo do processo de transformação carmelita.
4.1.- Elias, profeta da reconciliação. Elias é um instrumento de reconciliação entre Deus e o povo em meio a uma situação de extrema necessidade (seca, falta de chuva, morte). O fim de seu processo e disputa é a reconciliação para tirar o outro do círculo do mal. Diferentemente do julgamento solicitando a condenação do culpado, não há condenação no rîb (ação, disputa). Além disso, é evitado que os ímpios se convertam. Há denúncias do mal como mal, mas como o mal que foi perdoado e derrotado se o culpado o aceitar. Jesus Cristo é o justo que oferece perdão que tira o pecado e libera os homens do mal para sempre.
4.2.- Elias, homem do silêncio. É o silêncio pessoal e comunitário do qual nasce a verdadeira justiça. Jesus Cristo responde em silêncio e se torna vítima de qualquer acusação de libertar todos os homens. Como reagimos a esta geração? Sabemos transformar, como Elias, a morte em vida? Elias se coloca ao serviço de Deus e se torna um intercessor de sua misericórdia. Também temos que decidir hoje entre o bem e o mal, mas pelo amor de quem perdoa, de quem não julga, mas de quem fica ao lado de homens que procuram a verdade. Este serviço nos levará à perseguição e renovação de nossa fidelidade a Deus através da escuta obediente à Sua Palavra.
4.3.- Palavra de Deus e fidelidade. Apelo à fidelidade criativa que vai além do preceito e do formalismo e que se abre para uma obediência interna filial, que internaliza e já endossa a Palavra. O exemplo de Tobit é muito enriquecedor: um homem justo e fiel, que costumava ir ao templo, oferecia as primícias e o dízimo; quando chega a desgraça do exílio, ele não pode mais fazer o mesmo para servir a Deus. Tobit não permanece bloqueado, ele permanece fiel e criativo para servir a Deus e ao próximo, mas de uma maneira diferente: ele não pode mais dar primícias e dízimos, mas esmola aos pobres; Ele não poderá mais frequentar o templo, mas prolongará sua piedade enterrando os mortos. Tobit se reinventa, permanece fiel a Deus, mas se adapta às novas circunstâncias do exílio. Esse é o nosso desafio.
O Capítulo Geral dos Irmãos da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo – 2019 acontece de 9 a 27 de setembro, no Carmelo de Sassone, Roma.
Comments0