Em 21 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II criou 30 novos Cardeais, durante o nono Consistório de seu Pontificado ante uma multidão na Praça de São Pedro. Seu chamado aos novos Cardeais foi claro: Sejam servos de todos para cumprir sua missão.
Da lista de novos cardeais, dois são espanhóis, três são latino-americanos e um é americano. São eles -na ordem que foram anunciados-:
A lista de cardeais inclui prelados da Cúria Romana e de outros moderados. O elenco inclui a:
Além disso, entre os novos cardeais há quatro sacerdotes “meritórios por seu esforço ao serviço da Igreja”:
O Pontífice explicou que “os candidatos à dignidade cardinalícia, provêm de várias partes do mundo, e realizam missões diversas a serviço do Povo de Deus na composição deste grupo se reflete a universalidade da Igreja pela multiplicidade de seus ministérios, confiamos os novos eleitos à Virgem invocando seu maternal amparo sobre eles e sobre suas respectivas tarefas na Vinha do Senhor”.
Finalmente informou que nomeou “cardeal a um benemérito prelado, reservando o nome in pectore”, que completa a lista de 31. Com a cifra, o Colégio Cardinalício terá 195 membros.
Iglesias titulares e diaconías dos novos cardeais
VATICANO, 21 Out. 03 (ACI).-Hoje se fizeram públicas as Igrejas titulares e diaconías que foram atribuídas aos novos cardeais, criados pelo Papa João Paulo II durante o consistório desta manhã:
Ver a lista de Cardeais que atualmente conformam o Colégio Cardinalício, ordenados por data de nascimento e país.
Comments0