Acreditamos em um único Deus, constituído por três Pessoas divinas.
Não é fácil entender que um único Deus possa ser três Pessoas divinas. Obviamente, Deus não é uma criatura como nós, e por isso nunca poderemos compreender a plenitude do seu ser. De qualquer maneira, Ele nos revelou que, sendo um único Deus, também é um Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo) e Deus Espírito Santo.
Você já viu um trevo? São Patrício usava o exemplo do trevo para falar da Trindade: como uma só planta tem três folhas, da mesma maneira, existe um único Deus, mas com três Pessoas.
Esta imagem é útil também para aprender mais sobre a Trindade. Sabemos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são todos Deus, mas que o Pai é diferente do Filho, que, por sua vez, é diferente do Espírito Santo.
O Espírito Santo deriva do amor do Pai e do Filho
O Espírito Santo é uma Pessoa de grande importância na Trindade. Todos os domingos, na Missa, recitamos as palavras do Credo: “Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”.
O que significa dizer que o Espírito Santo “procede” do Pai e do Filho? Significa que o Espírito Santo deriva do amor do Pai e do Filho. Ele é o amor que existe entre o Pai e o Filho.
Pense nos seus pais. Sua mãe ama seu pai, e seu pai ama sua mãe. Desse amor derivam muitas coisas grandes, incluindo você!
Da mesma maneira, o Espírito Santo procede o Pai e do Filho e, sendo o amor entre eles, o Espírito Santo foi enviado para nos ajudar na Terra.
Na Confirmação, recebemos os dons do Espírito Santo: Ele estará conosco para nos ajudar durante a vida inteira!
Como fez com a Igreja na Bíblia, o Espírito Santo está com a Igreja também hoje, para nos guiar e confortar por meio de muitos dons.
Os 7 principais dons que o Espírito Santo nos oferece são: ciência, sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus. Temos a bênção de poder rezar ao Espírito Santo para lhe pedir estes dons, enquanto procuramos levar uma vida santa.
Quando recebemos o sacramento da Confirmação, somos abençoados pelo Espírito Santo de maneira especial. O Catecismo de Baltimore ensina que a Confirmação “é um sacramento por meio do qual recebemos o Espírito Santo, para nos convertermos em cristãos fortes e perfeitos, e soldados de Jesus” (n. 678).
Portanto, o Espírito Santo foi enviado a nós por Deus Pai e Deus Filho para estar conosco enquanto buscamos praticar as virtudes e resistir às tentações.
Podemos contar com Ele para receber os dons espirituais de que precisamos para perseverar, e podemos rezar-lhe muitas vezes ao dia, dizendo simplesmente: “Vinde, Espírito Santo!”.
Via: Aleteia
Comments0