Seguindo a tradição, a festa teve início com as boas-vindas do diretor da São Martinho, Frei Adailson Quintino.
“É um ano no qual a São Martinho completa 35 anos e é muito bonito, muito motivacional quando nós encontramos essa quantidade de crianças com essa energia, vibração, esse sorriso no rosto, com muita esperança no trabalho que a São Martinho desenvolve. Para nós também é um momento de renovar as nossas energias, voltar a ser criança com as crianças para projetar o futuro delas”, diz.
Embora o Dia das Crianças seja comemorado dia 12 de outubro, escolher realizar a comemoração no dia 15, feriado do dia dos professores, deu a possibilidade das crianças participarem integralmente sem deixarem de ir a escola.
“Nós, este ano, preferimos celebrar privilegiando o fato de que nesse dia as crianças estariam em casa e jamais desviar a criança do foco da educação. Então é um dia livre, que elas poderiam vir e não faltariam aula. Hoje, foi uma tarde maravilhosa, com o desafio de fazer um evento grande, para tantas crianças, mas uma das melhores festas que fizemos, mais organizada com uma diversidade de brinquedos”, afirma Valdinei Martins, coordenador do Eixo Abordagem.
E diversão não faltou. As crianças puderam aproveitar o pula-pula, escorregador inflável, mesa de totó, cinema, pintura, danças e até confeccionar cordões com mudinhas de plantas. Além disso, se deliciaram com os lanches servidos.
Durante a festa, a São Martinho recebeu a visita do Cônsul-geral da Suíça no Rio, Rudolf Wyss, que ficou encantado com o projeto, mas principalmente com a felicidade das crianças. Além de conversar com as crianças, Rudolf também conhecer todo o Educagente.
“Eu conheço a Caritas Suíça e através deles tive o interesse de conhecer as atividades aqui. Minha impressão foi muito boa não só porque vocês cuidam das crianças, mas também dão a oportunidade de brincar, de ter um lugar muito bom para se apresentar. Também estou impressionado com o tamanho, mais de 400 crianças e adolescentes que tem a oportunidade de aprender, conhecer outras realidades”, parabeniza.
Parceiros da São Martinho, a EQS Engenharia também esteve presente na festa através dos brinquedos doados e também de seus colabores que atuaram como voluntários. De acordo com Vanessa Helva, do Departamento Pessoal da empresa, que também já participou do Programa de Jovem Aprendiz da São Martinho quando ainda era adolescente, toda campanha de arrecadação foi feita com muito amor e contou com o engajamento de todos.
“A empresa tem metas anuais de participar de trabalho voluntário e se engajar em algumas campanhas. A gente escolheu esse ano participar de uma ação voltada para criança e veio a calhar com a São Martinho. Conhecemos através da Abrinq. Eu já conheço a São Martinho há anos, o meu primeiro emprego foi através da instituição, na Eletrobras. Fiquei super feliz quando soube que era pra cá que seríamos direcionados. É uma forma de voltar e agradecer”.
E os beneficiários agradeceram.
“Amei a festa, mas a parte mais legal foi a do presente. Estou muito feliz, vou brincar muito”, contou Yasmim Santos de Oliveira, de 11 anos.
Já Ana Dafne Lopes, de 12 anos aproveitou tudo o que pôde.
“Gostei de tudo. Esse ano teve muita coisa diferente, eu amei”.
Fonte: São Martinho/Tatiana Galdino
Comments0