“41 Então Elias disse a Acab: Vai, come e bebe, porque já ouço o ruído de uma grande chuva.
42 Voltou Acab para comer e beber, enquanto Elias subiu ao cimo do monte Carmelo, onde se encurvou por terra, pondo a cabeça entre os joelhos.
43 Disse ao seu servo: Sobe um pouco, e olha para as bandas do mar. Ele subiu, olhou {o horizonte} e disse: Nada. Por sete vezes, Elias disse-lhe: Volta e {olha}.
44 Na sétima vez o servo respondeu: Eis que, sobe do mar uma pequena nuvem, do tamanho da palma da mão. Elias disse-lhe: Vai dizer a Acab que prepare o seu carro e desça, para que a chuva não o detenha.
45 Num instante, o céu se cobriu de nuvens negras, soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente. Acab subiu ao seu carro e partiu para Jezrael.
46 A mão do Senhor veio sobre Elias, o qual, tendo cingido os rins, passou adiante de Acab e chegou à entrada de Jezrael.”
Em I Reis 18, 41-46, logo após Elias fazer cair fogo do céu e eliminar os profetas de baal, encontramos uma linda passagem do profeta Elias pedindo ao Senhor que mande chuva.
O povo estava passando necessidades e a fome assolava a terra, pois havia muito tempo que não chovia. Elias então foi enviado por Deus até Acab, o rei de Israel, afim de avisar que o tempo de seca estava por passar.
Trazendo esta passagem para a nossa vida o que podemos aprender com ela?
Elias foi até o monte Carmelo com o seu servo Abdias afim de orar ao Senhor pela chuva, enquanto ele orava pediu ao servo para ir mais a cima e olhar para o horizonte e verificar se havia algum sinal de chuva.
Coloque-se por um instante no lugar deste servo!
Acab, influenciado por Jezebel sua esposa, seguia o deus pagão baal e todos que seguiam o Deus de Israel era perseguido e morto. O povo de Israel orientados pelo rei havia se afastado do Senhor.
Abdias, servo de Elias, era adorador e muito fervoroso na fé. Ele já havia passado por uma grande prova, indo ao encontro de Acab para dar noticia do encontro de Elias com o rei. Grande prova porque? Porque era muito arriscado, pois como Abdias seguia o Deus de Israel ele poderia ser morto pelo rei.
Agora no monte Carmelo, enquanto Elias orava pedindo chuva, ele foi ao cimo do monte para verificar se a chuva estava vindo.
Você no lugar do servo Abdias, faria o que ele fez?
Depois de muitos anos de seca, a pedido de Elias, subiria até o cimo do monte para olhar o horizonte? Talvez subiríamos uma vez, até duas, mas a Palavra de Deus nos diz que ele subiu por sete vezes até o ponto alto do monte Carmelo. Ele já deveria estar cansado pela subida com Elias até o ponto em que ele ficaria orando, e por sete vezes subiu até o ponto máximo. Enfrentando o calor, as pedras, o cansaço, ele permaneceu firme e obediente na missão que o Senhor havia lhe confiado.
Como precisamos ser como Abdias!
Precisamos ser obedientes nas ordens que o Senhor nos dá, precisamos muitas vezes deixar de lado nosso cansaço, nossa família, nossos desejos, para fazer o que o Senhor nos confiou. Infelizmente, muitas vezes somos aquele servo mal e preguiçoso, que enterra os seus talentos e não os coloca em prática.
Muitas vezes eu me pego a pensar, o que será que eu vou ouvir de Jesus quando Ele voltar: Servo bom e fiel? ou servo mal e preguiçoso?
Pense nisso! Estamos sendo obedientes com Abdias foi? Mesmo parecendo loucura, porque na situação que eles viviam de seca a muitos anos, do nada aparece alguém que diz que através de sua oração Deus faria cair chuva. Você faria o que Abdias fez? Se você respondeu que sim, o que você iria ficar pensando no seu trajeto ao cimo? Só pensamentos positivos, com um sorriso nos lábios? Eu acho que no lugar dele, iria ficar meio nervoso. Com fome, cansado, com aquele sol escaldante na cabeça, subindo sete vezes a espera de um milagre.
Muitas vezes nós desistimos dos milagres de Deus na primeira subida, deixamos de acreditar, largamos de mão, e por deixar de obedecer não vemos o milagre acontecer. Suba ao cimo quantas vezes o Senhor te mandar, não desista! Siga em frente o Senhor tem algo maravilhoso para você, basta você acreditar.
Na Palavra vemos que na sétima vez que Abdias subiu, ele desceu e disse a Elias, que lá no horizonte, na direção do mar subia uma nuvem do tamanho da palma da mão de um homem. Para Abdias era apenas uma pequena nuvem que despontava no horizonte, mas para Elias já era sinal de uma grande chuva.
Precisamos ter a obediência de Abdias e a fé de Elias.
Elias com esta notícia já manda Abdias avisar a Acab que a chuva estava vindo e mais uma vez Abdias demonstra sua obediência, quem em sã consciência iria anunciar uma tempestade ao ver uma nuvem do tamanho de uma mão? Só pela fé e pela obediência em um Deus que tudo pode, tudo sabe e tudo faz!
Meu irmão, minha irmã, eu não sei qual é o deserto que você está enfrentando agora em sua vida, mas eu posso dizer a você que logo logo Deus irá manda sobre você uma chuva de bênçãos. Eu já ouço o ruído de uma grande tempestade de bênçãos se aproximando. Seja obediente as ordens que o Senhor te der, suba ao monte quantas vezes o Senhor te mandar, não pare nos obstáculos. Abra seus olhos, e busque ver as coisas como Elias viu a nuvem, mesmo pequena, era o sinal de Deus que a chuva estava chegando.
Precisamos e como precisamos da fé de Elias e da obediência de Abdias.
Amém!
Comments0