A celebração acontecerá às 11h30 (hora local), na Basílica dei Santi Silvestro e Martino ai Monti, em Roma. Na ocasião, também será ordenado Frei Alex Giovanny Arévalo, O.Carm., da Província Italiana.
Os ordinandos enviaram uma mensagem aos leitores do site Carmelitas. Nelas testemunham o que significa para cada um essa importante etapa de sua formação e de seu chamado vocacional. Trazemos a seguir os textos.
“Sirvam uns aos outros, por meio do amor” – Gl 5,13
Frei Juliano ressaltou em sua mensagem o dom do serviço no diaconato e a beleza da eleição de Deus em sua vida.
“A ordenação diaconal mais do que uma etapa concluída ou uma meta alcançada é um ministério que Cristo concede por meio da Igreja àqueles que Ele mesmo chamou. O diaconato nasceu para atender uma necessidade do povo de Deus e ainda hoje o que deve mover o nosso coração ao receber esse ministério é o serviço a quem mais precisar. Como diácono terei o dever de proclamar e levar a Palavra de Deus aos corações, visitar os doentes, levar o Santíssimo Sacramento aos que necessitam, rezar pelos mortos e consolar os que sofrem, conferir o santo Batismo, assistir o sacramento do matrimônio e principalmente ajudar os necessitados. Não é uma missão fácil diante de tantas injustiças e indiferenças da nossa sociedade. Mas, uma coisa me anima e me dá coragem: O Amor de Cristo. Um dia ouvi o Papa Francisco ensinar que somente através do amor de Cristo podemos fazer caridade e promover a justiça. É possível fazer o bem sem Jesus, mas, com Ele certamente não esperaremos nada em troca, não seremos uma mera instituição filantrópica. Por isso escolhi como tema, a passagem de Gálatas 5,13 ‘sirvam uns aos outros, por meio do amor’. Sou imensamente feliz, porque Deus confirmou ainda mais o seu amor por mim e me manteve firme na vocação, mesmo nos momentos difíceis. Agradeço a todos os meus formadores e ao povo de Deus que durante todos esses anos me acompanharam e me ensinaram tanto. Rezem para que durante meu diaconato seja Jesus o meu exemplo, ele que se fez servo para todos.”
Frei Juliano Luiz da Silva, O.Carm.
O caminho vocacional é a via da felicidade
Frei William deu seu testemunho, destacando o caminho vocacional e a resposta ao chamado de Deus, que conduz à felicidade.
“Deus nos chama à vida, e nela, de maneira especifica Ele ainda nos faz outros chamados: Vida matrimonial, vida Religiosa consagrada, vida sacerdotal, enfim. Discernir esses chamados específicos é o modo de corresponder e dar uma resposta, e ela, quando dada de maneira justa, livre e madura, nos traz felicidade.
Jesus chamou os doze (Cf. Mt 10, 1-7), mas não disse que o caminho percorrido por Ele e com Ele seria fácil (Cf. Mt 10, 34- 11,1)! No entanto, todos eles responderam com amor e livremente, e com alegria no coração, doaram suas vidas (Cf. Mt 12, 1-25).
Portanto, a ordenação que faremos é parte do itinerário vocacional, que não é fácil, mas que, traz conosco toda a nossa felicidade e satisfação, sinal dessa resposta dada com amor e que a cada dia a renovamos.”
Frei William Pereira Barboza, O. Carm.
Comments0