Existem várias formas de percorrer um caminho. Podemos percorrê-lo a pé, de automóvel, de avião, de bicicleta, de moto, de navio… Porém, o caminho da Quaresma é percorrido por outros tipos de meios: ORAÇÃO – ESMOLA – JEJUM.
ORAÇÃO – A oração nos leva a uma intimidade mais profunda com Deus. Através dela sentimos muito mais intensamente a proximidade do Senhor, e a sua misericórdia para conosco. A Leitura Orante da Palavra nos prepara espiritualmente para ressuscitarmos com Jesus.
ESMOLA – No contexto deste Tempo Litúrgico, a esmola adquire novo significado. Em lugar de darmos esmola a quem nos estende a mão, devemos ser esmola, dando uma palavra de carinho, de consolo a quem necessita, e ouvindo pacientemente suas palavras de tristeza e humilhação.
JEJUM – o Jejum é a oração do nosso corpo. Expressa o nosso autodomínio diante da nossa vontade. Quando nos privamos daquilo que gostamos, o nosso corpo entra em oração, na renúncia sacrificial de nós mesmos.
Não existe Páscoa sem Quaresma. E o caminho a percorrer é este, se quisermos ressuscitar com Jesus. A caminhada começa hoje e tem a duração de 40 dias. Não tenhamos medo! Vivamos um dia de cada vez. No final do percurso o túmulo do nosso coração estará vazio de nós mesmos e pleno de Jesus.
Paz e Luz
Por Antonio Luiz Macêdo
Leia mais artigos do autor:
Acesse também:
Comments0