A dignidade do homem nasce do fato de ter sido criado por Deus a sua imagem e semelhança, ter sido reconciliado por Cristo e estar chamado à Bem-aventurança do Céu.
É tanta a dignidade do homem, que o Concilio Vaticano II afirma que o homem é a “única criatura na terra que Deus amou por si mesma” (Gaudium et Spes 24,3).
O homem, ajudado pela graça e usando bem a sua liberdade, pode identificar sua vontade com a vontade de deus, pois “O que Deus quer é sempre o ótimo” (Santo Tomas Moro a sua filha Margarida).
De onde nasce a dignidade do homem?
A dignidade do homem nasce de ser criado por Deus a sua imagem e semelhança, de ter sido reconciliado por Cristo e de estar chamado, mediante a graça, a alcançara sua plenitude na bem-aventurança do céu.
Como pode o homem chegar à felicidade do céu?
Mediante o exercício de sua liberdade, praticando o bem, cumprindo em sua vida o amoroso plano que Deus tem para ele.
O que é a liberdade?
A liberdade é a capacidade que o homem tem de executar por si mesmo ações deliberadas. A liberdade é no homem sinal eminente da imagem divina.
Quando a liberdade humana alcança seu grau máximo?
A liberdade humana alcança seu grau máximo quando o homem descobre o plano de amor que Deus tem para ele e o vive plenamente em sua atuação diária.
Comments0