Jesus disse: “Deixem as crianças virem a mim. Não lhes proíbam, porque o Reino de Deus pertence à elas. Eu garanto a vocês: quem não receber como criança o Reino de Deus, nunca entrará nele” (Mc 10, 14-16).
Sequência 01:
JCada criança é única.
JA criança não é um adulto em miniatura.
JA criança tem uma resposta própria a dar ao apelo extraordinário de Deus (Sínodo dos Bispos, 1977).
JEla já tem sua personalidade.
JAs crianças tem, sobretudo, necessidade de amor e de exemplo.
JAs crianças tem idéias! Elas são capazes de realizar bem muitas coisas.
JSeus filhos não são seus (…) Eles vem através de vocês, porem, não de vocês (K. Gibran).
Reflita sobre cada afirmação acima…
1.O que pensa dela? No que está dito aqui, você vê consequencias práticas?
2.Você tem outras afirmações que lhe parecem importantes? Poderia ilustrar com exemplos?
3.Pense em sua própria infância… Sua experiência corresponde a algumas destas afirmações?
4.Observe agora, as perguntas que seguem abaixo. Pensando nas crianças que conhece, será que poderia responder algumas destas perguntas?
5.Segundo as respostas da pergunta anterior, você vê se esboçarem “categorias” diferentes de crianças? Quais?
LQual pode ser a imagem que elas tem do mundo? E da vida? Da família? De Deus? De si próprias?
LElas tem dinheiro para pequenas despesas?
LHá outras pessoas em relação estreita com essas crianças? O que vivenciam nessa relação?
LE a televisão, internet, jogos… quantas horas por semana? O que assistem/acessam/jogam? Elas falam no assunto?
LDo que brincam? Com que sonham?
1.Na sua opinião, há outras perguntas importantes a se fazer sobre o que marca as crianças de hoje em nosso mundo?
2.Pense nas crianças das quais você é catequista. Faça o “retrato” delas, utilizando-se das perguntas acima.
3.Deixe agora seu olhar e espírito ir e vir entre todas as perguntas desta página. Você vê ligações entre determinada afimação da sequência 01 e da sequência 02? Quais?
4.Em que as afirmações da sequência 01 esclarecem ou procuram conhecer certas perguntas da sequência 02? E vice-versa?
5.A partir de tudo isso, faça para cada criança da sua turma uma “ficha de identidade”, que você completará no decorrer dos encontros.
Fonte: A missão de catequista – Michel Salamolard/Jean-Loys Ory – Ed. Paulinas
Comments0