Voltado aos agentes pastorais, formação visa motivar o potencial criativo para que as atividades desenvolvidas nas turmas de catequese, crisma e grupos de jovens sejam mais proveitosas
É verdade que a linguagem verbal é fundamental para que os catequistas consigam compartilhar as bases da fé cristã com as crianças e os jovens. No entanto, há outras ferramentas importantes que devem ser consideradas na metodologia do ensino religioso. Isso porque a catequese deve englobar a linguagem humana como um todo, porque necessita gerar relação, educar, informar e, sobretudo, transformar.
Pensando nisso, o Centro Cultural PIME, ligado à entidade católica Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), desenvolveu um curso que visa apresentar diversas técnicas para tornar a comunicação de conteúdos ainda mais eficaz. Com início no dia 18 de agosto, o curso “A criatividade e o agir catequético – uma proposta de formação para agentes de pastoral” acontecerá na sede do PIME na capital paulista, próxima à estação de metrô Ana Rosa.
Planejado desde o início em parceria com membros da Animação Biblio-Catequética da Arquidiocese de São Paulo, o intuito do curso é ajudar os catequistas a aproveitarem tudo o que eles são, criando um “espaço humano” em que floresce a experiência do sentido, ou seja, da fé. “Elaboramos essa formação com muito cuidado porque sabemos que a catequese não consiste primariamente em uma “entrega” de conteúdos, mas numa maneira de se relacionar em que o sentido cristão da Vida é ao mesmo tempo oferecido e compartilhado”, explica o padre Massimo Casaro, missionário italiano que organizou o curso.
Segundo ele, se a fé é uma experiência, e a catequese uma maneira tipicamente cristã de se relacionar, então a primeira e insubstituível ‘ferramenta’ é o próprio catequista, daí a importância de que ele entenda seus pontos fortes, mas também suas limitações.
“O catequista alcança o seu objetivo se souber aproveitar de si mesmo como crente e como ser humano. Por isso, o curso acompanha os catequistas na descoberta de suas características específicas para que sejam melhor aproveitadas no relacionamento com os jovens”, ressalta.
Todo este percurso terá duração de 8 encontros semanais, de 4 horas cada, sempre aos sábados, das 14h às 18h. A programação inclui 4 módulos, onde serão trabalhados diversos pontos-chave, tais como expressão corporal e artística, técnicas para contação de estórias, produção criativa, entre outros.
SERVIÇO
Curso: A criatividade e o agir catequético – uma proposta de formação para agentes de pastoral
Local: Centro Cultural PIME
Endereço: Rua Joaquim Távora, 686 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Horário: das 14h às 18h
Encontros: agosto (dia 18), setembro (dias 1º, 15, 22, 29), outubro (dias 6, 20 e 27) e novembro (dia 10)
INSCRIÇÕES
As inscrições estão abertas e podem ser feitas das seguintes formas:
> E-mail: contato@seretranscender.com.br
> Telefone: (11) 5575-3474
> ou pelo site: https://www.editoramundoemissao.com.br/loja/a-criatividade-e-o-agir-catequetico/
PROGRAMAÇÃO
Primeiro módulo
18 de agosto: A CATEQUESE COMO TESTEMUNHO – O processo criativo
Duração: Um encontro de 4 horas
Segundo módulo
A FERRAMENTA HUMANA
Duração: Dois encontros, de 4 horas cada
01 de setembro: O Corpo
15 de setembro: A Voz
Terceiro módulo
A EXPRESSÃO ARTÍSTICA
Duração: Quatro encontros, de 4 horas cada
22 de setembro: Contação de estórias
29 de setembro: O significado catequético da Arte (Ler nº183 Doc. 107 da CNBB)
06 de outubro: Corpo em movimento:
? Teatro/improvisação
? Dança-teatro
20 de outubro: Registro e comunicação da experiência
Quarto módulo: PRODUÇÃO CRIATIVA | Conclusão
Duração: Um encontro de 4 horas
27 de outubro: para a 1ª metade da turma;
10 de novembro: para a 2ª metade da turma.
Assista ao vídeo em que o idealizador do curso, padre Massimo Casaro (PIME), explica como será a metodologia:
https://www.facebook.com/missaojovemjornal/videos/2174670055940148/
Comments0