Com manifestações de fé e amor à Virgem Santíssima, devotos e fiéis celebraram, com grande alegria e entusiasmo, no dia 16 de julho, a Solenidade de Nossa Senhora do Carmo. A ocasião marcou também a comemoração dos 300 anos da ereção canônica da Província Carmelitana de Santo Elias (PCSE), que testemunha, há três séculos, a jovialidade e a vitalidade do Carmelo. Missas, novenário, carreata e transmissões online marcaram os festejos em todas as comunidades carmelitanas que compõem a Província nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Tocantins e Rio Grande do Sul. Além de participar da Santa Missa, os fiéis puderam realizar atos de devoção e receber a imposição do escapulário de Nossa Senhora do Carmo, dando testemunho público de sua fé não só presencialmente nos conventos, igrejas e paróquias, mas também através das redes sociais.
“Os frades carmelitas estão no Brasil desde 1580 e até 1720 faziam parte da Vice-Província de Portugal, tornando-se uma província independente a partir deste ano. Portanto, é com grande alegria que celebramos esses 300 anos de evangelização, mas, sobretudo, celebramos esses 300 anos de devoção a Nossa Senhora do Carmo, trazendo para essa Terra de Santa Cruz a devoção a Nossa Senhora, o anúncio do Evangelho e a propagação do amor à Santíssima Virgem, Mãe do Santo Escapulário”, ressaltou o Prior Provincial da Província Carmelitana de Santo Elias, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm.
O religioso reforçou, ainda, que todos os protocolos solicitados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelas autoridades civis, no combate ao novo coronavírus (Covid-19), foram realizados pelos frades da Província em suas respectivas comunidades visando sempre o cuidado, a saúde e o bem-estar de todos os fiéis. Frei Adailson falou também sobre unidade, comunhão e pontuou uma das intenções da Festa do Carmo 2020.
“Por conta da pandemia nós vivemos um momento diferenciado. Infelizmente celebramos essa grande festa com um número reduzido de fiéis, mas, desde às 7h, Missas já eram celebradas em nossas igrejas respeitando todos os protocolos, pois, neste momento, nosso intuito é sempre proteger e ter esse cuidado com a vida porque esse é o mandato de Jesus: cuidar da vida; e a fé tem essa função. Sabemos que existem milhares de devotos de Nossa Senhora do Carmo e nesse dia 16 de julho, de modo especial, esses fiéis fazem uma grande romaria até nossas igrejas. Sentimos muito a falta de todos fisicamente, porém, sabíamos que as nossas igrejas estavam cheias de oração e que os nossos fiéis, devotos da Virgem do Carmo, estavam unidos à Família Carmelitana rezando por toda a Igreja e por todo o mundo. E nesse ano, de modo muito especial, pedimos a Nossa Senhora para que Ela interceda ao Sagrado Coração de Jesus pelo fim desse mal que tem atingido e trazido tanto sofrimento para o nosso povo”, destacou Frei Adailson.
Em breve, o site ‘Carmelitas’ trará mais informações e detalhes de como foram às festividades de Nossa Senhora do Carmo nas comunidades que compõem a Província Carmelitana de Santo Elias. Fique ligado!
Comments0