Li um livro que gostei muito – A Bíblia na Catequese, de Inês Broshis, Ed. Paulinas – e repasso aqui para vocês um pouco do que li, dividido em encontros, para que você tenha conhecimento sobre o livro, caso não possa/queria/necessite comprá-lo.
A BÍBLIA NA CATEQUESE
* Inês Broshuis
1o Encontro – Avida é a primeira palavra de Deus
Estamos acostumados a dizer que a Bíblia é a Palavra de Deus. Mas a Palavra de Deus não está limitada ao livro que conhecemos como “Bíblia”. Deus nos fala todos os dias mediante nossa própria vida. Santo Agostinho disse que a vida é a primeira Palavra de Deus. Importante é descobrir no dia-a-dia a voz de Deus que quer se comunicar conosco.
Deus não se revela a nós, não nos fala diretamente por meio dos sentidos. Ele se manifesta a nós através de sinais. Precisamos ter o espírito aberto para percebê-los. – Um grande sinal de Deus é a natureza: quem não fica maravilhado diante de uma bela paisagem? Admirando constantemente uma flor, um animal, o sol que brilha, uma criança que nasce, estamos encontrando o Criador, e assim temos a oportunidade de louvá-lo e agradecê-lo.
Na catequese: ajudar os catequizandos a descobrir as belezas da natureza, a admirar tantas maravilhas, a encantar-se com as criações de Deus. Assim ajudamos os catequizandos a fazerem a experiência de Deus através da natureza. A Bíblia fala muitas vezes sobre a beleza da criação. O povo da Bíblia maravilhava-se com isso. Na Bíblia aprendemos a descobrir a mão de Deus na criação.
Leitura para refletir e rezar:
Gn 1; 2, 1-4a. Sl 19, 2-7; Sl 104(103)
– Nós – outro grande sinal de Deus
O ser humano é a mais sublime criação de Deus. Somos criados a imagem e semelhança de Deus. Isto quer dizer que cada pessoa é uma para a outra, um sinal de Deus. Ele se revela a nós por intermédio dos outros, pelo amor. No amor que as pessoas sentem, Deus se manisfesta, dá seus sinais. Na manifestação de amor sincero Deus está presente.
Um outro sinal de Deus, em cada coração humano, é a busca da felicidade, do sentido da vida. “Nosso coração está inquieto, até que repouse em Deus”, disse Santo Agostinho.
Na Bíblia, podemos entender esses sinais em Gn 1, 27 e Sl 8, 42
Um terceiro sinal de Deus são os acontecimentos, mas isso veremos no próximo encontro.
Para refletir com os catequizandos:
1.Já fizemos alguma experiência de Deus? Como? Quais foram os sinais?
2.Alguma pessoa já foi para nós um sinal de Deus? Como ocorreu isso?
Comments0