No Brasil, o dia 19 de julho tornou-se oficialmente o Dia da Caridade por meio da Lei nº 5.063, de 1966. Na Teologia, a caridade é conhecida como a qualidade moral e espiritual que leva o amor a Deus e ao próximo.
A caridade complementa a fé e a esperança. De acordo com o Catecismo nº 1829, “a caridade tem como frutos a alegria, a paz e a misericórdia; exige a beneficência e a correção fraterna; é benevolência; suscita a reciprocidade; é desinteressada e liberal; é amizade e comunhão”.
Ajudar o próximo é um ato de carinho, de amor, de bondade e pode estar presente em simples ações do nosso dia a dia. A caridade não é invejosa, não é interesseira, não é presunçosa, nem se incha de orgulho, é o que diz São Paulo na primeira carta aos Coríntios 13, 1-13.
Realizar a caridade é auxiliar alguém sem esperar receber nada em troca, ou seja, é um ato altruísta. Esta data também é uma oportunidade de refletir sobre a solidariedade, um dos valores que permeiam todo o trabalho desenvolvido pela Pró-Saúde, durante os 51 anos de história da entidade.
Que a caridade e o amor fraterno sempre estejam presentes em nossos corações!
Abraços fraternos,
Por Dom Eurico dos Santos Veloso – Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG), via Catequese católica
Comments0