No novo Plano de Pastoral, houve uma equivalência no ano de entrada das crianças na Catequese. Isso exigirá dos Padres, Catequistas e Famílias um cuidado maior com as crianças que ainda não completaram esta data regulamentar. Agora não vamos ter mais divergências entre paróquias, temos uma norma regulamentar de início catequético a cumprir. Mas, vamos ao documento diocesano:
192 = Antes de iniciar o processo específico de preparação ao Sacramento da Eucaristia, as comunidade organizem atividades com as crianças, como: celebrações especiais, infância missionária, serviço de coroinhas, encontros esporádicos com temas específicos e outras atividades. (pode-se fazer teatrinhos, oficinas (desenhos, pinturas, cera), fantoches, passeios de evangelização, piqueniques bíblicos, cineminha de Jesus).
193 = A Catequese da Eucaristia I deverá iniciar no ano em que a criança completar 09 anos de idade.
194 = A Catequese em preparação para a Primeira Eucaristia das crianças será de, no mínimo, dois anos litúrgicos (pode-se se usar o método neocatecumenal (RICA) [1]), com a participação no estudo dos temas abordados nos roteiros da catequese de Eucaristia – etapa I e II da Diocese de Criciúma e outros temas e celebrações conforme os temos litúrgicos.
195 = Para receber o Sacramento da Crisma o (a) catequizando (a) deverá ter participado do estudo dos temas abordados nos roteiros de Catequese da Crisma, etapa I e II da Diocese de Criciúma, no período mínimo de dois anos litúrgicos e outros temas e celebrações conforme os tempos litúrgicos.
Com as crianças chegando mais tarde na Catequese e as famílias deixando a desejar como igreja doméstica, nossos desafios serão maiores nesse primeiro encontro com as crianças. A saída, portanto, é fazer um bom trabalho de base com as crianças e suas famílias. Vale lembrar que as notas em vermelho são grifos do autor do texto, não faz parte do original do Plano Diocesano.
Comments0