Uma celebração Eucarística, no dia 6 de março, marcou a abertura do ano acadêmico na casa de formação do Planalto, Convento Santa Benedita da Cruz, casa de formação dos frades jovens, estudantes de filosofia e teologia.
A Santa Missa foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carmo, e concelebrada por: Frei Jerry de Souza, O.Carmo, formador dos frades estudantes; Frei Vicente Maciel, O.Carmo, Prior e formador do Convento São Nuno (Postulantado); Frei Rivaldave Paz Torquato, O.Carmo; Frei Gilvander Moreira, O.Carmo; e Padre Francisco Taborda, SJ. Participaram, além dos frades estudantes, alguns postulantes, irmãs carmelitas, religiosos de outras ordens e leigos.
“Foi uma celebração belíssima, que nos recorda uma dimensão importantíssima da formação, que é a dimensão intelectual. A partir da fé, da nossa experiência de Deus, do nosso ser Igreja, na Ordem do Carmo; a partir desse chamado a seguir Jesus Cristo nosso senhor mais de perto, o Cristo casto, pobre e obediente, é preciso trabalhar as dimensões da formação dos nossos frades jovens, a formação inicial. Afinal, como nos ensinou São João Paulo II, ‘a razão, ao lado da fé, constitui como que uma das asas com as quais o espírito humano se eleva para contemplar a Verdade’. É preciso bem pensar, ser um frade, um religioso de critério, que sabe discernir, que sabe avaliar as questões. E a formação intelectual entra com os estudos próprios que a Igreja orienta: os estudos de Filosofia e de Teologia”, disse Frei Jerry.
Após a Missa, o teólogo Padre Francisco de Assis Costa Taborda, SJ, ministrou uma conferência sobre o tema: “Eucaristia, sacrifício memorial da Páscoa do senhor”. Ao final, houve um momento de confraternização.
Comments0