Bento XVI – um perfil biográfico
18/08/2011Meu jeito de ser católico
18/08/2011A obra é um ensaio de espiritualidade em que a autora mergulha nas diversas características fenomenológicas do amor.
O texto destaca, primeiramente, as virtudes da gratidão, piedade, compaixão e misericórdia, e ressalta a importância do louvor, da comunidade-amizade, da família e do perdão em contraste com o perfeccionismo, o moralismo, o legalismo e o individualismo. A seguir, descreve as três principais características da “postura amorosa”: lucidez no ver, moderação no falar e sensibilidade no agir. São pontos relevantes do trabalho a centralidade do tema do ponto de vista cristão, a abordagem fenomenológica a partir da experiência pessoal, familiar e comunitária, o cuidado em respeitar as perspectivas bíblica e teológica, bem como a coerência e o rigor com que conduz à reflexão sobre o amor e os traços mais evidentes de sua prática no cotidiano.
O livro é enriquecido com excertos das obras de Tomás de Aquino e Teresinha do Menino Jesus, sábios e santos doutores da Igreja, e sugestivas ilustrações do artista plástico Ivan Alves Pereira, que dialogam com o texto escrito e traduzem em imagens a força daquele que é o primeiro e mais importante mandamento de Deus à humanidade: amar, com toda a alma e o entendimento.