Descubra qual o seu Santo Intercessor de 2019
10/01/2019Por que o padre se veste de rosa?
14/01/2019TEMA: “POIS TODA A LEI SE RESUME NESTE ÚNICO MANDAMENTO: ‘AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO’ “.
O tema serve para para que você catequista possa nortear, dar um sentido principal para as dinâmicas. Evite fazer dinâmicas só com caráter de divertimento, sem que traga alguma construção catequética.
Esta dinâmica é muito simples, será necessário apenas uma bola, prefira as menores, como a de beisebol ou qualquer uma que seja próximo do tamanho. Não conte o objetivo da atividade para o grupo.
1º PARTE
Em círculo deixe que cada um fale seu nome, sua idade e uma qualidade ou característica. Deixe todos falarem, deixe a pessoa repetir se for necessário ou se considerar conveniente.
2º PARTE
Nesta segunda parte, os catequizandos deverão ficar agrupados atrás do catequista. O catequista deverá se posicionar de 3 a 4 metros a frente, porém de costas para o grupo.
Posicionado, o catequista irá jogar a bola, de costas, em direção ao grupo. Um dos participantes deverá pegar a bola. E ir a frente do grupo, posicionado da mesma forma que o catequista estava anteriormente.
3ª PARTE
O catequizando, irá lançar a bola, na mesma posição que o catequista. Outra pessoa do grupo deverá pegar a bola que foi lançada.
4ª PARTE
Quem pegou a bola deverá ir até o catequizando que a lançou.
5ª PARTE
Agora o CATEQUISTA irá explicar a dinâmica. Quem lançou a bola deverá acertar 2 perguntas, sobre quem pegou a bola, que foram suas três formas de apresentação Nome, Idade e a Característica. Ao menos duas destas é necessário acertar.
Caso o lançador não acertar, deverá pagar um “castigo”, um canto religioso ou uma oração. Evite “micos” que possam constranger os participantes de forma agressiva.
Via Catequese do Leigo