.

Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Caça ao tesouro

img

Material:

– Uma lista criativa de objetos relativos à natureza a serem procurados. Procure escolher somente elementos que possam ser recolocados com segurança e que não causem danos ao ambiente.

– Uma sacola plástica para cada criança.

 

Procedimento:

– Reúna seus alunos em um lugar onde eles possam achar as coisas da lista, como em um jardim ou parque.

– Dê a cada um uma cópia da lista e uma sacola.

– Especifique o tempo para o término.

– Após esgotado o tempo, reúna todos e vejam, item por item, o que eles acharam.

 

LISTA (Exemplo):

 

Uma pena

Uma semente espalhada pelo vento

Exatamente cem amostras de alguma coisa

Uma folha de Pau-ferro (ou outra qualquer da região)

Um espinho

Um osso

Três tipos diferentes de semente

Um animal ou inseto camuflado

Algo que seja redondo

Parte de um ovo

Algo que seja felpudo

Algo que seja pontiagudo

Um pedaço de pele de animal

Cinco amostras de algo artificial

Algo que seja completamente reto

Algo que seja bonito

Algo que não tenha utilidade na natureza*

Uma folha mascada (não por você!)

Algo que faça barulho

Algo que seja branco

Algo que seja importante na natureza**

Algo que lembre você mesmo

Algo que seja macio

Um painel solar***

Um grande sorriso

 

* Tudo que existe na natureza tem uma função.

** Tudo na natureza é importante

*** Painel solar pode ser qualquer coisa que capte o calor do sol (água, pedras, plantas, animais).

 

 

Considerações e Sugestões:

– Esta brincadeira foi adaptada para encontrar objetos relativos à natureza.

– Você deverá especificar objetos que estimulem a criatividade da criança ou que ela tenha de procurar com atenção.

– Para crianças pequenas, faça uma dinâmica diferente. Diga em voz alta um, dois ou três itens por vez, por exemplo.

– Tenha o cuidado para não especificar coisas que as crianças tenham que destruir algo ou se machuquem.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *