Na terça-feira, 15, a Câmara Municipal de Vereadores, de Santarém (PA) vai realizar uma sessão especial para discutir a temática da Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”. A sessão vai iniciar às 9h30 e foi solicitada pelo vereador Carlos Jaime (PT).
A solenidade terá a presença do bispo da diocesano de Santarém, dom Esmeraldo Barreto de Farias, e de representantes da diocese, da Promotoria Pública de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, do Instituto Manancial, da Frente de Defesa da Amazônia e do Conselho de Pastores de Santarém.
Para a diocese de Santarém, a CF-2011 vai possibilitar a reflexão da população de Santarém sobre a temática do meio ambiente. “A Campanha da Fraternidade será o momento para a população e para a sociedade organizada refletirem sobre uma realidade cada vez mais preocupante: o fenômeno das mudanças climáticas do planeta ocasionada, sobretudo, pela ação humana”.
A Campanha deste ano busca, sobretudo, contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
Ainda de acordo com a diocese, será uma oportunidade de ouvir o que os parlamentares têm a apresentar em termos de projetos para amenizar o problema das mudanças climáticas nesta região de Santarém.
Abertura da CF-2011
Neste sábado, 12, a Região Pastoral 3 da diocese de Santarém, realiza a abertura da Campanha da Fraternidade 2011, a exemplo de outras regiões pastorais da diocese de Santarém que já fizeram o mesmo. O evento acontece no salão comunitário de São Braz – região do Eixo Forte, com início às 9h. Durante o lançamento haverá momento para debates sobre os problemas sociais e ambientais da região, da Amazônia e do mundo; apresentações de músicas, poemas, coreografias, teatro fazem parte da programação.
Também haverá um compromisso a ser assumido por todas as comunidades e entidades populares da Região, relacionado à vida do planeta.
Comments0