A pedagogia da beleza é uma arte a ser redescoberta na formação de catequistas. A beleza, a bondade, a verdade são atributos próprios de Deus. Por seu amor criativo e criador somos feitos seus filhos e filhas, irmanados em Cristo Jesus. Esse é o anúncio querigmático que precisa motivar toda ação evangelizadora e moldar cada vocação na vida da Igreja.
Desse anúncio querigmático decorrem os conteúdos da fé a ser conhecidos e aprofundados por meio de uma caminhada sistemática, progressiva, ordenada, orgânica e processual que conhecemos como catequese.
A obra Catequese e pedagogia da beleza é um convite ousado para cada pessoa batizada, catequista ou não, mas desejosa de uma formação que seja criativa e motivadora, uma formação que abra horizontes e aponte caminhos sempre novos de encontro com Jesus Cristo.
A obra nasce desse desejo curioso e profundo de pessoas apaixonadas por catequese e preocupadas com a formação de cristãos leigos e leigas de nossas comunidades. Cada tema foi estudado em conjunto, amadurecido em encontros e depois se tornou um curso de formação para catequistas e lideranças.
O curso de extensão promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), coordenado pelo Grupo de Pesquisa Teologia, Gênero e Educação (TGEduc) ofereceu oitenta vagas para catequistas, lideranças paroquiais e outros agentes de evangelização. Do curso, nasceram cinco propostas práticas elaboradas pelos próprios participantes para ser aplicadas nas paróquias.
Dessa experiência prática surgiu o desejo de ampliar o alcance das reflexões iniciais dos membros do Grupo de Pesquisa Teologia, Gênero e Educação e, posteriormente, dos participantes do grupo de extensão. Assim, Catequese e pedagogia da beleza: discernimento vocacional e formação de catequistas é uma obra que nasce com participação e colaboração de muitas pessoas. Ela tem como objetivo principal despertar cada catequista e liderança a percorrer um caminho de formação permanente, permitindo-se avaliar e confirmar na vocação abraçada, aprofundando temas necessários para o diálogo da fé cristã com a sociedade atual.
O livro se destaca por uma dupla perspectiva. Seu subtítulo ajuda a compreender que o conteúdo se destina, primeiramente, a fomentar uma cultura vocacional no grupo de catequistas, revisitando os momentos do chamado e da resposta sincera a Deus como anunciadores do Evangelho. Em seguida, o conjunto de temas visa a contribuir na formação permanente de catequistas e lideranças com seus grupos.
Enfim, destaca-se que a pedagogia da beleza acontece na prática, quando nos damos conta de quanto é belo partilhar a vocação, sentar juntos para ler e meditar a Palavra de Deus, aprofundar a fé e anunciar ao mundo o amor divino sendo “sal e luz” nos lugares onde existimos e com as pessoas com quem convivemos.
Comments0