A catequese é uma obra essencial para a Igreja e, por isso, requer um planejamento coerente com a realidade e seus interlocutores para promover o anúncio do Evangelho e testemunhar a vida e as atitudes de Jesus Cristo.
O Diretório para a catequese, promulgado em 2020, atualiza as orientações gerais para a catequese na Igreja ao redor do mundo inteiro. Com esse texto, temos uma tarefa a desempenhar no sentido de promover “(…) a formação para a vida de fé. Com efeito, esta transmite-se com o encontro interpessoal e alimenta-se na esfera da comunidade” (apresentação do Diretório para a catequese).
Pensar o tema do planejamento atrelado à evangelização corresponde a assumir “A exigência de exprimir a fé com a oração litúrgica e de a testemunhar com a força da caridade obriga a saber ultrapassar o caráter fragmentário das propostas para recuperar a unidade originária do ser cristão (apresentação do Diretório para a catequese).
Do pensamento acima, queremos destacar duas expressões muito importantes e atuais para fazer catequese hoje: esfera da comunidade e caráter fragmentário.
A obra Catequese e planejamento: organização e mística na ação evangelizadora tem o objetivo de proporcionar conteúdos e técnicas para o fortalecimento do hábito de planejar a ação catequética para responder aos anseios da pessoa humana e atender aos desafios da realidade atual, à luz do Evangelho.
Esses conteúdos, contudo, direcionam-se à comunidade por inteiro, requerendo a participação ativa de todos os fiéis, dos diferentes ministérios, laicais ou ordenados, em vista do anúncio do Evangelho em cada realidade, cultura e situações.
O livro se destaca por seu caráter teórico-prático, quando oferece pistas e dicas concretas para aplicar os conceitos abordados na comunidade onde catequistas e lideranças atuam. Por esse motivo, como exige o Diretório para a catequese, o tema do planejamento precisa atender à vida em comunidade, local onde Jesus é anunciado, testemunhado e seguido com coragem e alegria.
Planejar é tomar decisões e a decisão que hoje lideranças e catequistas precisam assumir é ultrapassar o modo de ser Igreja em gavetas, fragmentando o dom do Espírito Santo, e redescobrir a maravilha de dividir tarefas e compartilhar responsabilidades.
Em cada capítulo, a Palavra de Deus é a base da reflexão para a compreensão da necessidade e da aproximação urgente de catequistas e lideranças com a prática do planejamento, que precisa estar fundamentado no mandato missionário do mestre Jesus: “Ide e anunciai a Boa-Nova” (Mc 16,15).
O diferencial do livro é a junção de reflexões teológicas sobre a vocação batismal de todos os fiéis com os conceitos técnicos do tema do planejamento. De fato, propõe-se aprender com os saberes das diferentes ciências para aprimorar a obra evangelizadora da Igreja.
Enquanto catequistas e lideranças, o conhecimento adquirido por meio da obra Catequese e planejamento: organização e mística na ação evangelizadora ajudará a transformar conceitos e práticas em vida concreta, deixando-se moldar pelos dons do Espírito, com docilidade e ternura em cada gesto, em cada encontro, em cada atitude diária.
Comments0