Amanhã a arquidiocese de Aparecida (SP) faz a abertura da Campanha da Fraternidade 2009, “Fraternidade e Segurança”. A abertura dará início aos trabalhos nas comunidades de orientação e sensibilização sobre a temática proposta, na construção da justiça social e de um mundo mais solidário, fraterno e menos violento. O evento de abertura será realizado no Colégio do Carmo em Guaratinguetá, a partir das 19h.
Já o lançamento nacional acontecerá no dia 25 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, às 9h, durante missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Presidirá a celebração o arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, e a homilia ficará a cargo do secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.
Realizada todos os anos pela CNBB, a Campanha da Fraternidade teve início em 1964 com temas que diziam respeito apenas à Igreja. A partir de 1973, a CF começou a mostrar uma maior preocupação com a realidade social do povo brasileiro, e os temas começaram a dar destaque à promoção da justiça e a situações existenciais do povo brasileiro como a realidade sócio-econômico-política, marcada pela injustiça, pela exclusão e por altos índices de miséria.