Gesto concreto da Campanha para a Evangelização, a coleta para a Evangelização é realizada todos os anos no terceiro domingo do Advento. Em 2021, acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro.
Seus recursos garantem que a Igreja no Brasil dê continuidade ao anúncio e testemunho do Evangelho desde as áreas missionárias até às periferias das grandes cidades, passando pelas ações pastorais e pela articulação das comunidades eclesiais missionárias, além de contribuir para a manutenção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Do total arrecadado, 45% permanecem na própria diocese, 20% são destinados aos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e 35% são destinados à CNBB.
No tocante ao montante destinado à CNBB, além de contribuir para a manutenção da sede da entidade em Brasília (DF), os recursos da Campanha para a Evangelização também são distribuídos para as Comissões Episcopais Pastorais da entidade.
Tais Comissões promovem a pastoral orgânica nacional, com suas dimensões globais e setores especializados. Cada uma delas responde pelo estudo, proposta e animação dos programas e projetos de seu âmbito de atribuições, em sintonia com as demais comissões, para garantia da unidade da pastoral orgânica.
“Praticamente todas as iniciativas pastorais das diversas Comissões contam com a ajuda da Campanha da Evangelização! É preciosa essa colaboração da Campanha da Evangelização para expandir as sementes e sinais do Reino de Deus na Igreja e na Sociedade”, afirma o padre Marcus Barbosa, secretário adjunto de pastoral da CNBB.
Também compete a cada uma das 12 Comissões Episcopais Pastorais da CNBB animar os programas e projetos em seu âmbito de atribuições, pela unidade e vivência das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja no Brasil (DGAE).
No que tange aos regionais da CNBB, atualmente 19, parte da coleta também é destinada as suas atividades pastorais. Alex Ferreira, responsável pelo setor de comunicação do regional Nordeste 1, que abrange o estado do Ceará, salientou que os recursos são utilizados nas formações e nos encontros que são realizados das Comissões Pastorais e movimentos.
“Parte desses recursos também são utilizados para a confecção da novena de natal do regional”, finalizou.
Inclusive na noite desta quinta-feira, 25 de novembro, ás 19h30, a arquidiocese de Fortaleza promoverá uma formação online sobre a Campanha para a Evangelização. A iniciativa contará com as assessorias de Patrícia Amorim, do regional Nordeste 1; Maria Elenise Mesquisa, da Equipe de Animação das Campanhas na arquidiocese; e Alexandre Cabral Freire, membro da Equipe de Animação de Campanhas na arquidiocese.
O momento de formação poderá ser acompanhado pelas redes sociais da arquidiocese de Fortaleza.
Em 2021, o tema da Campanha da Evangelização é: “Ide, sem medo, para servir”. Uma expressão do Papa Francisco em sua homilia de encerramento na Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Brasil. Já a Coleta para a Evangelização será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro.
O envelope da Coleta pode ser baixado (Aqui).
Veja o vídeo do secretário executivo das Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, incentivando todos a participarem:
Comments0