A seta
Essa é a primeira “pergunta embaraçosa” que sempre se faz a respeito da Bíblia. É a primeira contradição que, ao contato um pouco mais intenso com a Bíblia, desperta a curiosidade das pessoas. Diz o livro do Gênesis que Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel. Caim matou Abel. Pouco depois diz o Gênesis que Caim se casou, teve filhos e filhas e fundou uma cidade! Como? Com quem se casou, gerou filhos e começou uma cidade? Então é mentira que só havia Adão e Eva e seu filho Caim!
A meta
A Bíblia não é um livro de história. A verdade da Bíblia não é a verdade histórica. Essas estórias dos 11 primeiros capítulos do livro do Gênesis não se baseiam em tradições de origem histórica, nada têm de histórico a não ser que a humanidade teve um começo e viveu muitas peripécias.
Os autores desses capítulos da Bíblia nem mesmo se preocupam em fazer que sua estória seja aceitável, sem incoerências. Assim é que o autor da narrativa sobre Caim e Abel, escrita no tempo do rei Salomão, não se preocupou em dizer onde Caim teria arranjado uma esposa.
Comments0