Chegou ao fim a maior espera por uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Inicialmente programada para 2022 e adiada por conta da pandemia de Covid-19, a JMJ de Lisboa começa nesta terça-feira, 1º de agosto, depois de 1647 dias de espera desde a Missa de envio celebrada na Cidade do Panamá, em 2019.
Milhares de jovens já estão em terras portuguesas, sendo acolhidos para viver o maior encontro católico de jovens do mundo. Entre esta terça e o próximo domingo, 6, diversas atividades buscam promover o encontro de cada peregrino com Jesus, atendendo ao objetivo de São João Paulo II ao criar a Jornada Mundial da Juventude.
Segundo a programação oficial, a recepção dos peregrinos acontece das 9h às 16h (no horário local). A Missa de Abertura, que acontece na Colina do Encontro, começará às 19h e será presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, com transmissão pela TV Canção Nova.
A Colina do Encontro está situada no espaço do Parque Eduardo VII. Nela também acontecerão outros eventos centrais da JMJ, entre os dias 1º e 4 de agosto – o Acolhimento do Papa Francisco e a Via-Sacra. O nome foi escolhido por evocar o encontro com Cristo Vivo, principal objetivo da JMJ.
Ele representa também a experiência da Igreja jovem que se encontra em Lisboa e que quer sair ao encontro de todos; o encontro entre Maria e Isabel, verdadeiro encontro entre gerações; e o encontro do Papa São João Paulo II, idealizador da JMJ, com Lisboa, em 1982, no Parque Eduardo VII. Também será neste mesmo local que os jovens irão se encontrar com o Papa Francisco pela primeira vez na JMJ Lisboa 2023.
Os eventos centrais dos dias 5 e 6 de agosto – a Vigília e a Missa de Envio –, por sua vez, acontecem no Campo da Graça. Localizado no Parque Tejo, o nome foi escolhido porque este será o espaço onde os peregrinos irão celebrar, em ação de graças, a Vigília e a Santa Missa.
Além deles, há ainda a Cidade da Alegria, localizada no Jardim Vasco da Gama – Frente de Belém. Nela estão situados o Parque do Perdão, onde há atendimento de confissões e uma capela. A Cidade da Alegria também recebe a Feira Vocacional e diversas atividades do Festival da Juventude. Outras centenas de atrações acontecem em outros pontos da cidade e de municípios próximos.
O Papa Francisco irá a Lisboa, Portugal, em 02 de agosto, para a Jornada Mundial da Juventude.
Após a oração do Angelus, deste domingo (30/07), o Santo Padre recordou este grande evento juvenil que reúne milhões de jovens de todo o mundo.
Peço-lhes que me acompanhem com a oração na Viagem a Portugal, que farei a partir da próxima quarta-feira, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Tantos jovens, de todos os continentes, experimentarão a alegria do encontro com Deus e com os irmãos, guiados pela Virgem Maria, que, após a anunciação, “levantou-se e partiu apressadamente”. A Ela, estrela luminosa do caminho cristão, tão venerada em Portugal, confio os peregrinos da JMJ e todos os jovens do mundo.
Comments0