A palavra catequese vem do grego e significa “fazer ecoar”. Sendo assim, a catequese é a prática do versículo “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15), ou seja, levar a Palavra de Deus até os lugares mais distantes.
É na catequese que o catequizando, seja ele criança, jovem ou adulto terá o aprofundamento da sua fé, por isso, saber prepara-lo é fundamental.
Antes de qualquer coisa é preciso que o catequista acredite no que ele faz e faça com muita alegria. Que seja um apaixonado pela missão, que testemunhe com sua vida aquilo que prega. Santo Agostinho dizia que “as palavras convencem, porém, o testemunho arrasta” e, é exatamente aí que começa a preparação para a catequese: o catequista como alguém que testemunha a Palavra.
O próximo passo é o planejamento. Para tal, precisamos ter clareza de que a catequese não é escola, que os encontros não são aulas e o catequista não é professor.
O primeiro ponto para o planejamento da catequese é saber qual o público será atendido (crianças, jovens ou adultos), qual a realidades ele está inserido. Em seguida definir qual o objetivo para com esse grupo, ou seja, onde pretende chegar, então, defina um tema (ou assunto a ser desenvolvido).
Tendo clareza dos pontos acima é o momento de elaborar o encontro em si!
Avaliação
Os objetivos foram alcançados? Será necessário um novo encontro com o mesmo assunto ou semelhante? São questões que devem ser respondidas ao final de cada encontro pelo catequista para que possa melhorar cada vez mais. Vale ressaltar que, dependendo do encontro desenvolvido, os objetivos serão alcançados a longo prazo, por isso, esteja atento a estes ao realizar a avalição.
Essas são algumas dicas para auxiliar na preparação da catequese, mas não esqueça que essas devem ser adaptadas de acordo com a sua realidade.
Por Luciana Francioli
Luciana Francioli Vacari, natural de Lorena/SP. Psicopedagoga, Catequista. Apaixonada por livros, escrita, pela vida e pelo que faz. Ex aluna Salesiana, no que muito contribuiu em sua formação. Iniciou os trabalhos pastorais no Oratório Salesiano ainda criança, onde teve suas primeiras formações para catequista. Participou de missões e expedições missionárias com os Salesianos de Dom Bosco e o Setor Juventude da Diocese de Lorena, no qual atua até hoje com a promoção dos trabalhos com a juventude da Igreja Particular de Lorena. Atua em sua área na Obra social Redentorista atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social. É catequista na Paroquia Nossa Senhora Aparecida no bairro Industrial -Lorena/SP e faz parte da comissão do Setor Juventude da Diocese de Lorena.
Comments3