.

Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Como preparar a Catequese?

Como preparar a Catequese?

A palavra catequese vem do grego e significa “fazer ecoar”. Sendo assim, a catequese é a prática do versículo “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15), ou seja, levar a Palavra de Deus até os lugares mais distantes.

É na catequese que o catequizando, seja ele criança, jovem ou adulto terá o aprofundamento da sua fé, por isso, saber prepara-lo é fundamental.

Antes de qualquer coisa é preciso que o catequista acredite no que ele faz e faça com muita alegria. Que seja um apaixonado pela missão, que testemunhe com sua vida aquilo que prega. Santo Agostinho dizia que “as palavras convencem, porém, o testemunho arrasta” e, é exatamente aí que começa a preparação para a catequese: o catequista como alguém que testemunha a Palavra.

O próximo passo é o planejamento. Para tal, precisamos ter clareza de que a catequese não é escola, que os encontros não são aulas e o catequista não é professor.

O primeiro ponto para o planejamento da catequese é saber qual o público será atendido (crianças, jovens ou adultos), qual a realidades ele está inserido. Em seguida definir qual o objetivo para com esse grupo, ou seja, onde pretende chegar, então, defina um tema (ou assunto a ser desenvolvido).

Tendo clareza dos pontos acima é o momento de elaborar o encontro em si!

Local

  • Qual espaço terá para desenvolver o encontro?
  • Como será organizado?
  • Use símbolos, imagens, frases que estejam relacionados ao tema.

Tempo

  • Quanto tempo terá para desenvolver o encontro?
  • Importante contar desde o horário que chegará ao local.
  • Divida esse tempo em Organização, Acolhida, Desenvolvimento do tema, Encerramento e Avaliação.

Acolhida

  • A acolhida é fundamental. É nesse momento que o interesse do catequizando pelo encontro começa. Utilize de músicas, textos, histórias…
  • Não esqueça: A acolhida começa ao receber os catequizandos. Recebe-los com alegria.

Desenvolvimento do tema

  1. Tenha clareza sobre o assunto, por isso, deve ser preparado com antecedência. Pesquise em diversos materiais (livros, sites, palestras, artigos confiáveis…). Sempre tenha os Documentos da Igreja, o Catecismo da Igreja Católica e a Bíblia como principais referências;
  2. Não faça dos encontros um monólogo; é preciso envolver os catequizandos. Faça perguntas, apresente situações que eles possam expor suas opiniões e seus questionamentos.
  3. Seja criativo. Faça dinâmicas, passe trechos de filmes e/ou vídeos, toque músicas, utilize da tecnologia; principalmente com os jovens;
  4. Exemplifique com fatos concretos, ou seja, relacione com o dia a dia dos catequizandos.
  5. Conclua com uma passagem Bíblica.

Encerramento

  • Elabore com os catequizandos um compromisso (atitude concreta) a partir do tema desenvolvido para a semana e até mesmo para a vida. Prepare algumas propostas com antecedência;
  • Oração.

Avaliação

Os objetivos foram alcançados? Será necessário um novo encontro com o mesmo assunto ou semelhante? São questões que devem ser respondidas ao final de cada encontro pelo catequista para que possa melhorar cada vez mais. Vale ressaltar que, dependendo do encontro desenvolvido, os objetivos serão alcançados a longo prazo, por isso, esteja atento a estes ao realizar a avalição.

Essas são algumas dicas para auxiliar na preparação da catequese, mas não esqueça que essas devem ser adaptadas de acordo com a sua realidade.

Por Luciana Francioli

Luciana Francioli Vacari, natural de Lorena/SP. Psicopedagoga, Catequista. Apaixonada por livros, escrita, pela vida e pelo que faz. Ex aluna Salesiana, no que muito contribuiu em sua formação. Iniciou os trabalhos pastorais no Oratório Salesiano ainda criança, onde teve suas primeiras formações para catequista. Participou de missões e expedições missionárias com os Salesianos de Dom Bosco e o Setor Juventude da Diocese de Lorena, no qual atua até hoje com a promoção dos trabalhos com a juventude da Igreja Particular de Lorena. Atua em sua área na Obra social Redentorista atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social. É catequista na Paroquia Nossa Senhora Aparecida no bairro Industrial -Lorena/SP e faz parte da comissão do Setor Juventude da Diocese de Lorena.

1 Comments
  1. Olá! Também fui catequista por um tempo e esse artigo é ótimo para orientar os novos catequistas!! Parabéns pelo artigo! Precisamos muito de mais pessoas envolvidas como a Luciana!!!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *