Segundo Frei Petrônio de Miranda, Delegado Provincial para a Ordem Terceira, o Congresso é realizado a cada triênio e tem por objetivo “estreitar os laços fraternos e marianos aos pés de Nossa Senhora”.
“Por isso nos encontramos de três em três anos para celebrar – em comunidade – a nossa caminhada através da partilha e de aprofundamento de um determinado tema. É interessante lembrar que a nossa Província Carmelitana de Santo Elias abrange uma área muito extensa do Brasil. Portanto, o encontro é uma maneira de podermos celebrar e partilhar a caminhada dos 37 Sodalícios da OTC”, disse o frei.
O tema da fraternidade é, para o religioso, um dos mais importantes para a vida comunitária, pois, em sua opinião, é um dos maiores desafios dos grupos na Igreja.
“A vivência da fraternidade é um dos maiores desafios, não apenas do Carmelo, mas dos diversos grupos da Igreja. Mas não é uma fraternidade passageira de amizade ou de festas, mas centrada em Jesus Cristo. Por isso, o tema ’em obséquio de Jesus Cristo’. Óbvio que todos os grupos; novas comunidades, ordens e congregações religiosas tem Jesus como centro, mas às vezes esquecemos dessa espiritualidade fraterna-cristológica e nos transformamos em grupos de amigos, ONGs ou associações, e daí perdemos a mística, em nosso caso, carmelitana”, completou.
Mais informações sobre como participar do Congresso da Ordem Terceira do Carmo poderão ser obtidas com os priores dos sodalícios ou com o irmão Paulo Daher.
Comments0