Sou Catequista Sou Catequista
  • COMUNIDADE
  • Atividade
  • Catequistas
  • Grupos
  • Fóruns
  • CONTEÚDO
  • Artigos
  • Eventos
  • Cursos
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Tornar-se um Formador
  • Lojinha
    • Todos os produtos
    • eBooks
    • Livros
    • Artigos religiosos
    • Minha Conta
  • INSTITUCIONAL
  • Quem somos
  • Avisos Legais
  • Contato
No results found
View All Results
Sou Catequista
  • Conectar
  • Inscrever grátis
  • Imperdível
  • Pingente Berloque Nossa Senhora – Diversos modelos (Prata 925)

    R$ 59,90
    Select options This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page

Membros

Novos | Ativo | Popular

Grupos

Novos | Ativo | Popular | Ordem alfabética
Artigos
13/11/2017

Convento São Nuno celebra festa do padroeiro

0
0

A comunidade dos frades carmelitas e os postulantes do Convento de São Nuno, em Belo Horizonte (MG), estão em festa pela celebração de seu padroeiro. O tema deste ano é “Com São Nuno combater o bom combate”.

A programação teve início ontem (12/11) e prossegue até o dia 15 de novembro. Hoje e amanhã (13 e 14/11), às 20h, haverá celebração eucarística no Convento. No dia 15 será o dia da grande festa, com procissão solene às 17h, saindo da Capela da Divina Misericórdia em direção ao Convento. Em seguida, às 18h, acontece a Solene Celebração Eucarística em louvor a São Nuno.

O Convento fica na Rua Atalaia, 221 – Bairro Jaqueline – Belo Horizonte (MG). Mais informações: (31) 3451-4545.

Quem foi São Nuno

Nascido em 1360, Nuno Álvares Pereira foi educado nos ideais nobres da Cavalaria medieval, no ambiente das ordens militares e depois na corte real. Tal ambiente marcou a sua juventude. As suas qualidades e virtudes impressionaram particularmente o Mestre de Aviz, futuro rei D. João I, que encontrou em D. Nuno o exímio chefe militar, estratega das batalhas dos Atoleiros, de Aljubarrota e Valverde, vencidas mais por mérito das suas virtudes pessoais e da sua táctica militar do que pelo poder bélico dos meios humanos e dos recursos materiais.

Casou com Dna. Leonor Alvim de quem teve três filhos, sobrevivendo apenas a sua filha Beatriz, que viria a casar com D. Afonso, dando origem à Casa de Bragança. Tendo ficado viúvo muito cedo e estando consolidada a paz, decidiu aprofundar os ideais da Cavalaria e dedicar-se mais intensamente aos valores do Evangelho, sobretudo à prática da oração e ao auxílio dos pobres. Assim, pediu para ser admitido como membro da Ordem do Carmo, que conhecera em Moura e apreciara pela sua vida de intensa oração, tomando o profeta Elias e Nossa Senhora como modelos no seguimento de Cristo.

De Moura, no Alentejo, vieram alguns membros da comunidade carmelita, para o novo convento que ele mesmo mandara construir em Lisboa. Em 1422, entra nesta comunidade e, a 15 de Agosto de 1423, professa como simples irmão, encarregado de atender a portaria e ajudar os pobres. Passou então a ser Frei Nuno de Santa Maria. Depois de uma intensa vida de oração e de bem fazer, numa conduta de grande humildade, simplicidade e amor à Virgem Maria e aos pobres, faleceu no convento do Carmo, onde foi sepultado.

Logo após a sua morte começou a ser venerado como santo pela piedade popular. As suas virtudes heróicas foram oficialmente reconhecidas pelo Papa Bento XV, que o proclamou beato, em 1918, passando a ter celebração litúrgica a 6 de Novembro.

Fonte: Ordem do Carmo Portugal

CarmelitaspadroeiroPostulantadoSantoral CarmelitanoSão Nuno
0
0
Equipe Sou Catequista
Dedicados a apoiar os Catequistas em sua missão!

Previous

Vamos falar sobre santos?

Next

Encontro reúne vocacionados em Belém do Pará

Leia mais

Artigos

Não falar da vida eterna é um erro: uma tentação deste mundo de imediatismos

28/07/2021
0
0
Bíblia

O semeador da galiléia – A missão de Jesus

16/05/2011
0
0
Espiritualidade

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada face – Missionária do amor

07/10/2017
0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Copyright © Grupo A Rede. Todos os direitos reservados.
✕