Ter o meu primeiro livro publicado no mês em que a Editora Ave-Maria completa 126 anos é motivo de gratidão a Deus. Quando criança, a minha primeira Bíblia foi da Ave-Maria. Já li muitos livros dessa editora e com ela aprendi a importância de não só ler a Palavra de Deus, mas vivenciar o Evangelho para que outras pessoas também experimentem seu amor. Eu só não imaginava que, algumas décadas depois, publicaria meu próprio livro nessa renomada editora pela qual tenho profundo respeito e admiração. Não estava nos meus planos, mas, estava nos de Deus!
Apresento a vocês o livro Coroinha, um chamado especial. Essa obra foi escrita especialmente para os coroinhas, cerimoniários, coordenadores de coroinhas/cerimoniários e seus familiares.
Ele traz profundas reflexões sobre servir o altar. Ser coroinha é muito mais do que servi-lo, é estar perto de Jesus eucarístico, ser seu amigo, sendo guardião da Eucaristia e dando continuidade à missão de São Tarcísio. Ser coordenador(a) é não só fazer escalas, é transmitir aos outros o amor por Jesus por meio do testemunho de vida e de uma liderança orante e ativa.
Qual o objetivo da obra? Destacar a importância dessa missão pastoral. O altar é um lugar sagrado e nossa missão deve ser exercida com respeito e amor pela Eucaristia e pela Palavra de Deus.
Por meio de uma leitura leve, você é convidado(a) a refletir sobre esse chamado especial, sobre como é precioso estar perto de Jesus, ser seu amigo, ter intimidade, servir na santa Missa, buscar os sacramentos, discernir a vocação e muitos outros temas. De maneira objetiva, desperta também a visão do papel da coordenação para a missão, visão e propósitos da pastoral, bem como a necessidade do planejamento pastoral, elaboração de roteiros de formações e estratégias assertivas de evangelização.
Depois de muitas conversas on-line com diversos coordenadores paroquiais de coroinhas do Brasil, dos Estados Unidos e da Colômbia, foram muitos os pedidos para que eu partilhasse a minha vivência pastoral. Eles sempre me perguntavam a mesma coisa: “Virei coordenador(a), e agora? Qual o primeiro passo?”. Enfim, ninguém chega às nossas vidas por acaso. A cada criança ou adolescente, Deus tem um propósito e a vida só faz sentido se for partilhada. Uma escrita fácil para todas as idades traduziu o que trago no meu coração, que é uma experiência marcante de amar e servir com alegria.
Que ao ler esse livro, você seja animado(a), pela força do Espírito Santo, a permanecer firme na missão que o Senhor lhe confiou e ter a convicção de que quem ama quer estar sempre por perto. O melhor lugar para estarmos é perto de Jesus eucarístico. Se, por algum motivo, essa matéria ou esse livro chegou até você, faça a leitura e deixe Deus falar ao seu coração!
“Uma só coisa é necessária: estar sempre perto de Jesus!” (São Pio de Pietrelcina)
Comments0