“Vinde e vede”: o método catequético de Jesus
17/07/2017Edição 20
18/07/2017Na última edição da Sou Catequista, a Editora Ave-Maria, em parceria com a Sou Catequista, brindou a leitora Thaís Castanho com um exemplar exclusivo do livro “Oração de São Francisco – Turma da Mônica”.
Entendendo a importância da formação para catequistas e catequizandos, a Ave-Maria nos enviou mais um livro para sorteio. Para recebê-lo em sua casa, você precisará responder à questão-chave do desafio:
INICIAÇÃO CRISTÃ
“A Iniciação Cristã é um dos pontos centrais da vida e da Igreja, da ação pastoral das comunidades, da vida dos cristãos. Ao falar de “iniciação”, não nos referimos somente aos momentos sacramentais de iniciação, mas devemos levar em conta todos os elementos integrantes do processo iniciatório: Batismo, pedagogia iniciatória familiar, primeira Eucaristia, catecumenato e catequeses, confirmação, comunidade eucarística (“A Iniciação Cristã“, de Felipe de Jesús León Ojeda)”. A ação do catequista como educador da fé passa por novas e revolucionárias expressões e inclui o uso das mídias. É necessário que catequistas e catequizandos conheçam as linguagens midiáticas para saberem utilizá-las de acordo com a mensagem que se quer transmitir. Cada vez mais é necessário ter presente nos encontros de catequese a linguagem dos meios de comunicação como parte da inculturação da fé no mundo contemporâneo. (Ângela Rocha)
Então responda:
Quais são os principais cuidados que o catequista deve ter com a Iniciação Cristã na era digital?
A resposta deve ser enviada em forma de comentário NESTE POST, lembrando que os textos publicados em nossa página oficial no Facebook serão considerados inválidos. Reforçamos: use seu conhecimento e criatividade à vontade, mas não se esqueça de ser objetivo. Nossa equipe analisará cada resposta e escolherá um (a) vencedor (a).
O resultado será divulgado no dia 11 de agosto em nosso site e redes sociais. Boa sorte! 🙂
SOBRE O LIVRO
“MINIDICIONÁRIO DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÔ
“Este minidicionário ajudará, sobretudo, na formação de catequistas, preparados para assumir o desafio de um catequese de iniciação à vida cristã. Esta é tão necessária como difícil de ser assumida e levada avante, devido aos muitos condicionamentos da catequese atual, que é, em geral, ocasional, mais voltada à preparação para se receber um sacramento.” – D. Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André (SP).
4 Comments
Quais os principais cuidados que o Catequista deve ter com a iniciação cristã na era digital?
São muitos cuidados pois tem fontes não são verdadeiras o Catequista precisa ter cautela no que pesquisou para preparar o encontro .Mas e um desafio catequetico e reconhecer aos recursos digitais pois as redes sociais são fruto da interação humana.
Devemos ter todo cuidado pois a era digital traz pra realidade o que pesquisarmos,qualquer assunto e as vezes as pessoas em busca da resposta que quer e não do que Deus nos pediu e por entrar em contato com qualquer pensamento achando que está certo,por isso é nescessário que saibamos onde clicar e de onde eu quero me prencheer de entendimento,que ela seja uma aliada na caminhada com jesus luz do mundo
Cuidados com:
– O conhecimento religioso: o que não falta é um bombardeio de informações, por isso, o catequista deve saber o que está falando, sanar dúvidas, ideologias erradas e, com isso, mostrar O verdadeiro caminho.
– A metodologia usada para passar os ensinamentos: com as pessoas cada vez mais conectadas, deve-se pensar em formas de atingir este público, formas de se passar o ensinamento e o método tradicional já não é o suficiente;
– “Ficar para trás”: o catequista deve saber auto avaliar a si mesmo e a forma como conduz o encontro e saber a hora de mudar, saber se adaptar as gerações e tecnologia.
Que Jesus sempre nos guie para que possamos levar Seu conhecimento a todas as gerações e saibamos adaptar a catequese as mudanças que a era digital trouxe e trará.
Primeiramente não devemos ter medo de usar os meios tecnológicos para a iniciação na vida cristã. Devemos ter equilíbrio entre o saber utilizar e o uso consciente. Não podemos esquecer do livro (impresso) sagrado – A Bíblia, e devemos sim usar os meios tecnologicos como ferramentas de auxílio na compreensão do conteúdo abordado.