Iniciamos neste mês nossa caminhada quaresmal e, para nos ajudar, trouxemos alguns ensinamentos do Santo Padre, o Papa Francisco, para bem viver esse tempo na Igreja.
RECONHECER QUE A POBREZA DE CRISTO NOS ENRIQUECE
O Papa Francisco destaca que a pobreza de Cristo, sua encarnação e sua misericórdia infinita são fontes de enriquecimento espiritual para os fiéis. Ele nos convida a enfrentar diferentes formas de miséria, incluindo a material, a moral e a espiritual, adotando medidas práticas para aliviá-las.
COMBATER A “GLOBALIZAÇÃO DA INDIFERENÇA”
O Santo Padre adverte contra a indiferença em relação aos outros e nos incentiva a quebrar essa barreira por meio do amor de Deus. Ele enfatiza a importância de sermos ilhas de misericórdia em um mar de indiferença e de cultivar um coração misericordioso, atento e generoso.
A MISERICÓRDIA DE DEUS NOS CAPACITA A SER MISERICORDIOSOS
O Papa Francisco destaca que a misericórdia de Deus transforma nossos corações e nos capacita a mostrar misericórdia aos outros. Ele enfatiza a importância de combinar obras corporais e espirituais de misericórdia.
APROFUNDAR A VIDA ESPIRITUAL
Durante a Quaresma, o Papa nos incentiva a intensificar nossa vida espiritual por meio do jejum, da oração e da esmola. Ele enfatiza a importância da Palavra de Deus como base para nossa jornada espiritual.
COMBATER A INIQUIDADE
O Papa Francisco nos alerta sobre os perigos da iniquidade e da indiferença. Ele nos exorta a combater a tentação de nos tornarmos indiferentes e a nos envolvermos na oração, na esmola e no jejum como remédio para manter nossos corações aquecidos pelo amor ao próximo.
RECORRER AO MISTÉRIO DA REDENÇÃO
O Santo Padre nos lembra que o mistério da redenção está sempre presente e que a Quaresma nos ajuda a nos aproximarmos desse mistério. Ele nos convida a nos tornarmos jardins da comunhão com Deus, como era antes do pecado original.
RECONCILIAR-SE COM DEUS
O Papa Francisco enfatiza a importância de usar a Quaresma como um tempo favorável para a conversão e a reconciliação com Deus. Ele destaca a importância da oração como um diálogo com Deus e como uma expressão de nossa necessidade de sua graça.
RENOVAR A FÉ, A ESPERANÇA E A CARIDADE
Durante a Quaresma, o Papa nos incentiva a renovar nossa fé, esperança e caridade. Ele associa essas virtudes aos atos de jejum, oração e esmola, lembrando-nos de que a pandemia de covid-19 tornou essa renovação ainda mais relevante.
PRATICAR O BEM
O Santo Padre nos inspira a semear o bem em nossas vidas, evitando o cansaço na oração, na eliminação do mal e na prática ativa da caridade para com o próximo.
“SUBIR A MONTANHA” COM JESUS
O Papa Francisco nos convida a subir a montanha com Jesus durante a Quaresma, participando da liturgia, estudando a Bíblia e ouvindo as palavras do Senhor como uma experiência de ascese e crescimento espiritual.
Essas reflexões quaresmais do Papa Francisco nos oferecem orientações valiosas para viver esse tempo litúrgico de preparação para a Páscoa com significado e propósito.
PELOS DOENTES TERMINAIS
Rezemos para que os doentes na fase terminal de suas vidas, e suas famílias, recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano.
Comments0